Aprenda o passo a passo para customizar o seu material escolar

Saiba como deixar o seu caderno a sua cara

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/02/2017 09:50 / atualizado em 04/02/2017 09:50


Cadernos, agendas, estojo, mochila ou lápis podem ser customizados com o que você quiser. E não pense que é preciso gastar muito dinheiro. Dá para aproveitar materiais que você tem em casa e deixar uma agenda simples com a sua cara, por exemplo. A decoradora de festas Lívia Louly fez um passo a passo de como decorar um caderno. Aproveite!


Erick Sampaio, 8 anos, e o amigo Mateus Shimola, 8 anos, preferiram comprar cadernos mais simples para customizarem.

Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press


— Acho que vai ficar mais legal se eu decorar do meu jeito, além de ficar mais barato do que comprar um caderno mais elaborado, diz Erick.
Mateus concorda com o amiguinho.


— O caderno vai ficar com a minha cara. Vou usar botões, adesivos, fitinhas e cola com brilho.



Materiais que você pode usar
» Não gaste muito dinheiro: é possível utilizar objetos que você tem em casa, como botões, fitinhas, lã, renda, entre outros.

» Abuse das cores: pegue papéis coloridos e corte nos formatos que você achar mais legais, como corações, estrelas, quadrados ou triângulos.

» Aproveite as coisas que você tem em casa: sempre tem jornais ou revistas velhas. Você pode cortar as letras desses materiais, por exemplo, para montar o seu nome, palavras ou frases.

» A internet pode ajudá-lo. Você pode imprimir imagens de que mais gosta, como seu desenho favorito ou o super-herói preferido, para colar no seu caderno ou na agenda.



» Invista no brilho: qualquer armarinho vai ter lantejoulas e cola com glitter ou colorida. Não sai caro e você pode deixar seu material lindo.

» Cola branca resolve: geralmente você vai conseguir colar todos esses materiais com cola branca, mas você também pode comprar cola para tecido, que é mais reforçada.

» Cuidado para não se machucar: a tesoura vai fazer vários cortes legais, mas lembre-se de manusear uma sem ponta para não correr o risco de se cortar.

 

Passo a passo de como customizar um caderno
Material


» Um caderno simples
» Tesoura sem ponta
» Fitas coloridas
» Papéis coloridos
» Cola branca
» Adesivos ou recortes de revistas e gibis
» Botões
» Lantejoulas
» Cola com glitter (de preferência a furtacor, pois mantém a cor da imagem em que será aplicada, restando apenas o brilho quando a cola secar)

Modo de fazer:


1  — Com a tesoura, corte um pedaço da fita e os papéis coloridos no formato que você quiser, com cuidado. Caso você não tenha a etiqueta para colocar seu nome, aproveite os papéis coloridos para criar uma retangular ou em formato de nuvem, por exemplo.


2 — Passe a cola na área do caderno em que você quiser colar a fita. O melhor é que seja no meio ou nas bordas. Se passar a cola direto na fita, fica mais difícil para colar no lugar certinho. Dessa forma, você delimita o espaço em que serão colados os demais itens. Cole os botões nas pontas da fita para evitar que desfiem e proporcionar um acabamento melhor.

3 — Agora é a vez do adesivo. Destaque do papel e cole onde você achar que fica mais legal. Caso você use os recortes de revistas e gibis, use pouca cola. Dica legal: recorte letras diferentes e forme o seu nome ou o nome da matéria daquele caderno. Você também pode complementar com imagens relacionadas àquela matéria.

4 — Use a lantejoula em volta dos adesivos e recortes. Faça um traçado bem fininho com a cola e vá aplicando as lantejoulas cuidadosamente. Outra dica legal é fazer pontinhos de cola sobre a capa e cobrir com as lantejoulas.

5 — Não se esqueça dos botões e das lantejoulas. É só passar a cola nos dois materiais e colar na parte do caderno que você achar mais interessante.

6 — Para finalizar, você pode usar a cola com glitter para escrever seu nome, palavras, frases ou até mesmo fazer desenhos. A cola glitter dá o toque final na sua arte. Use ao redor ou sobre os desenhos. Você pode cobrir toda a imagem ou só aplicar em alguns detalhes. Você também pode fazer desenhos, seu nome e traços sobre a capa. Depois de secar, a cor de fundo se mantém, só que com um brilho muito especial. Dica: aperte pouco o frasco, para que a cola saia aos poucos. E muito cuidado até secar, para não borrar. Se você errar o desenho ou borrar é só limpar cuidadosamente com os dedos ou um cotonete (em caso de detalhes menores), antes de secar.

Lembrando que você pode abusar da criatividade e utilizar outros materiais que queira, como miçangas, sementinhas secas, palitinhos de picolé e retalhos de tecido.

Fonte: Lívia Louly, decoradora de festas infantis.

 

 

* Estagiária sob supervisão de Ana Sá