SIGA O
Correio Braziliense

Visita

Escola americana tem modelo semelhante ao novo ensino médio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/03/2017 20:43

 

Cerca de dois anos atrás, Camila Batista estava a ponto de prestar concurso para a Polícia Militar de Minas Gerais. Questões familiares, no entanto, deram outros rumos à vida da jovem, que acabou se mudando para os Estados Unidos. Atualmente, Camila estuda na Clarksburg High School, situada nos arredores de Washington, que recebeu a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, 30.

 

A escola, que é pública, aplica uma metodologia de ensino semelhante ao proposto pelo novo ensino médio brasileiro. Os alunos, protagonistas, escolhem as disciplinas, que podem incluir o ensino profissionalizante ou mesmo esporte, teatro e música. "Aqui, aprendemos muito mais do que apenas as disciplinas normais”, destaca Camila. “É um prazer ficar mais tempo na escola".

 

A Clarksburg High School também desenvolve um trabalho com a língua portuguesa. Assim como propõe o novo ensino médio, a escola americana oferece aos alunos, de forma optativa e flexível, o ensino do idioma. “É importante que a língua portuguesa seja internacionalizada”, celebrou o ministro.

 

Mendonça Filho destacou que a oferta da disciplina ajuda os filhos de brasileiros que moram fora do Brasil a não perderem o contato com o português. Mas o interesse pelo idioma não se restringe aos brasileiros, constatou o ministro durante a visita. A apresentação da escola coube aos estudantes, em sua maioria americanos, que apresentara cada parte da instituição em português.

 

Portal MEC