Alimentação escolar

Concurso do FNDE premiará boas práticas da agricultura familiar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/03/2017 18:24

Com o objetivo de incentivar e valorizar experiências de sucesso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, lança o concurso Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar. O objetivo é reconhecer as melhores ações desenvolvidas nos estados e municípios brasileiros. As inscrições começam nesta sexta-feira, 31, e vão até 14 de maio, na página de educação corporativa do FNDE na internet.

 

A ação faz parte das comemorações dos 62 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Serão escolhidas 25 práticas de sucesso que farão parte de um caderno especial a ser lançado pelo FNDE em outubro deste ano.

 

As práticas podem ser inscritas por gestores, nutricionistas, agricultores familiares, assistentes técnicos de extensão rural, conselheiros de alimentação escolar, pesquisadores, comunidade acadêmica e demais atores envolvidos na execução do programa em suas regiões.

 

“A expansão da agricultura familiar no âmbito da alimentação escolar é um avanço que deve ser reconhecido e valorizado”, ressalta o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro. “Quando as secretarias estaduais e municipais de educação investem em produtos de pequenos produtores, o desenvolvimento econômico da região é estimulado.” Ele lembra que a partir da Lei nº 11.947/2009, ao menos 30% do valor repassado pelo Pnae deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.

 

As 25 entidades executoras responsáveis pelas melhores práticas também serão contempladas com uma placa comemorativa de reconhecimento, e as entidades e os autores dos relatos receberão a autorização para utilizar um selo de premiação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica.

 

Informações sobre as regras do processo seletivo podem ser obtidas no edital do concurso, disponível na página do Pnae, no site do FNDE.

 

Portal MEC