Educação básica

Evento de entrega do texto da Base tem público representativo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/04/2017 20:06

A cerimônia de entrega do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação (CNE), nesta quinta-feira, 9, contou com a presença de diversas autoridades da área educacional – desde secretários municipais e estaduais a presidentes de entidades nacionais e ex-ministros da Educação.

 

Segundo o ministro Mendonça Filho, o evento demonstrou a verdadeira amplitude e desafio do projeto, que contou com a contribuição por consulta pública na internet de 12 milhões de pessoas e foi tema de discussões com mais de 900 mil professores. “Foi uma obra coletiva”, destacou. “Algo muito além de um governo ou resultado de um ponto de vista político e ideológico.”

 

Maria Helena Guimarães, secretária executiva do MEC, acompanhou de perto todo o processo. “A Base foi uma construção democrática e compartilhada, muito maior que a gestão de uma pasta”, afirmou. “Teve a primeira versão em setembro de 2015. A segunda ficou pronta em maio de 2016. Foram acolhidas mais sugestões e agora o MEC chega ao conteúdo final, com três anos e meio de debate.”

 

De acordo com o presidente do CNE, Eduardo Deschamps, caberá agora uma análise bastante técnica da BNCC. “Certamente estaremos à altura desse trabalho. Junto com a comissão bicameral e depois com o conselho pleno, esperamos entregar até o final do ano um bom documento, a ser homologado pelo MEC.” Deschamps informou, ainda, que haverá uma série de audiências regionais, que também servirão de espaço para novas sugestões.

 

 

Portal MEC