Ensino médio

Para candidatos, Enem em dois domingos será menos cansativo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/04/2017 19:35

 

Com a mudança dos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que passa a ser realizado em dois domingos consecutivos –, o MEC atende a uma reivindicação antiga dos candidatos cuja religião guarda os sábados (sabatistas), como adventistas e judeus. Até a sua última edição (2016), quando o exame era feito em um único fim de semana, os estudantes seguidores desse costume enfrentavam uma rotina estressante: aos sábados, entravam nos locais de provas no mesmo horário dos demais, porém esperavam o pôr do sol, confinados, para começar a responder às questões.

 

Segundo consulta pública elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano, a rotina exaustiva não se verificava apenas para os sabatistas. Grande parte dos candidatos que responderam à pesquisa declararam considerar cansativo o sistema de dois dias seguidos de provas. Assim, o Inep, autarquia vinculada ao MEC, investiu na mudança que passa a vigorar este ano.

 

Para o ministro Mendonça Filho, além do tratamento diferenciado aos sabatistas, a bateria de testes se transformava em uma “maratona”, demandando uma concentração muito grande dos jovens. “Agora, eles terão o espaço de uma semana para descansar e se recuperar, a fim de que possam se submeter à segunda etapa do exame”, avaliou.

 

Participação

A consulta pública foi feita de forma ampla, permitindo não apenas aos jovens darem sua contribuição, mas também aos professores, pais, gestores educacionais e demais membros da sociedade brasileira. Os resultados apontaram que 42,30% dos entrevistados optaram pelo novo formato de dois domingos seguidos, contra 23,60% que votaram pela manutenção do fim de semana e 34,10% sugerindo que os exames fossem realizados no domingo e na segunda-feira.

 

A aplicação do Enem de 2017 está confirmada para 5 e 12 de novembro, conforme edital de regulamentação normativa publicado no Diário Oficial da União pelo Inep, no início desta semana. As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio de 2017 e vão até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês. As primeiras provas, em 5 de novembro, terão duração de cinco horas e meia – para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo seguinte, 12 de maio, o aluno terá quatro horas e meia para responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Estão sendo esperados 7,5 milhões de candidatos.

 

 

 

 

Portal MEC