SIGA O
Correio Braziliense

Escola Sesc de Ensino Médio abre processo seletivo para o próximo ano

Estudantes de todo país podem concorrer às 164 vagas disponíveis para o ano de 2018. A seleção é destinada preferencialmente a alunos de baixa renda e dependentes de comerciários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/04/2017 15:15 / atualizado em 24/04/2017 15:19

Foram abertas as inscrições para o processo seletivo do ano letivo de 2018 da Escola Sesc de Ensino Médio, instituição residência de ensino integral gratuita no Rio de Janeiro. Candidatos de todo o país, interessados nas 164 vagas disponíveis, podem se inscrever para o processo seletivo até o dia 5 de maio. Os estudantes que se inscreverem vão fazê-lo em duas etapas: cadastro online no site da escola e depois a entrega dos documentos em uma unidade do Sesc indicada.

 

Aqueles que forem avaliados com aptos a participar do processo farão provas obejtivas com questões de múltipla escola no dia 6 de agosto e depois passarão por mais três fases de seleção. Estão aptos a concorrer pelas vagas estudantes que estejam cursando o 9º ano do ensino médio e tenham nascido entre 01 de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2004. Os estudantes selecionados serão admitidos no 1º ano do ensino médio e terão bolsa com validade de três anos, para concluírem os três anos do ensino médio completo na escola.


Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição, que pode ser acessado pelo site: www.escolasesc.com.br. São reservadas vagas para um número de estudantes de cada estado da federação, os candidatos devem ficar atentos para os locais de prova em sua região, que serão divulgados próximos à data de sua prova.

 

As provas abarcam conteúdos de matemática, português, ciências da natureza e ciências humanas e traz, além das questões objetivas, uma redação. A fase final do processo será uma entrevista com os estudantes aprovados nas etapas anteriores. As vagas são destinadas preferencialmente a candidatos que sejam dependentes de comerciários; apresentem renda familiar bruta igual ou inferior a três salários mínimos e que tenham estudado ao menos dois terços do ensino fundamental em escola do Sesc, escola pública ou como bolsista em escola particular. O anúncio dos selecionados após todas as fases será feito em novembro.

 

A Escola Sesc de Ensino Médio é um instituto de ensino em período integral que recebe jovens de todo o país que expressam a heterogeneidade da educação brasileira. Cerca de 54% dos estudantes vêm de famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos. Ao ingressarem todos tem à disposição aulas paralelas de recuperação, para que possam iniciar o ensino médio com condições plenas de aprendizagem. O princípio que guia a escola é de que todos podem aprender, cada um no seu tempo, com sua história e particularidades. Durante os três anos os alunos tem pleno acompanhamento pedagógico, para lhes garantir assistência individualizada e mediação para suas aprendizagens.

 

Um campus de 131 mil metros quadrados é a sede da escola, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O espaço conta com uma das mais privilegiadas estruturas de ensino do Brasil, com Espaço Cultural, laboratórios, biblioteca, ateliers de arte, complexo esportivo, psicinas semiolímpica, além de vilas residenciais dos estudantes e professores. E os alunos não estudam só a grade curricular tradicional, eles contam com oficinas e cursos de qualificação profissional e participam de algumas viagens, de caráter pedagógico. Por meio de uma seleção interna, os estudantes ainda concorrem a um intercâmbio nos Estados Unidos.