Biblioteca de Vicente Pires é selecionada por programa de incentivo

A iniciativa contemplou 92 bibliotecas em todo o país e o objetivo é aumentar em 60% o número de visitantes desses espaços

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/05/2017 19:33

Foi divulgada a lista de 92 bibliotecas públicas de todo o país selecionadas para integrar o Programa Conecta Biblioteca em 24 estados e no Distrito Federal. A iniciativa tem como meta aumentar em 60% o número de visitantes das bibliotecas, especialmente entre o jovens entre 14 e 29 em situação de vulnerabilidade. O programa recebeu 180 inscrições de gestores públicos de todo o país. Uma instituição brasiliense está entre as entidades escolhidas: a Biblioteca Pública de Vicente Pires.



Localizada no prédio da Administração Regional, ela foi inaugurada em maio de 2015. Tem 2 mil livros e conta com espaço para 5 mil. No acervo, há 50 obras em braile, doados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo. O espaço é equipado com quatro computadores com acesso à internet. Para se cadastrar no sistema da biblioteca, o usuário deve levar documentos de identidade, duas fotos 3x4, comprovante de residência e doar três revistas atuais, três gibis ou um livro.

O programa é organizado pela ONG Recode e pelo Caravan Studios, organizações sociais que desenvolvem soluções tecnológicas para problemas da sociedade. Agora os profissionais das bibliotecas aprovadas vão participar da primeira atividade, que é o I Encontro Nacional Conecta Bibliotecas, que ocorre entre 30 de maio e 1 de junho, no Rio de Janeiro. Na programação do evento consta um módulo sobre pesquisa da comunidade que utiliza a metodologia design thinking,uma abordagem diferenciada para a solução de problemas. Serão contempladas 18 bibliotecas públicas na região Sudeste, 11 no Centro-Oeste, 35 no Nordeste, 19 no Norte e nove na região Sul. Vão ser doados, em média, cinco computadores para cada biblioteca escolhida.

Orientada pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), no Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), a iniciativa tem apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. Confira a lista dos selecionados e mais informações sobre o calendário do programa no site.