Publicado o edital do Encceja para brasileiros residentes no exterior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/06/2017 19:30 / atualizado em 30/06/2017 20:41

O edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 para brasileiros residentes no exterior foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 30. O Encceja Exterior 2017 avalia competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar de jovens e adultos que buscam a conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. A participação é voluntária e gratuita, destinada a jovens e adultos residentes no exterior e pessoas privadas de liberdade residentes no Japão e Guiana Francesa que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.


As inscrições serão realizadas das 10h (Horário Oficial de Brasília) do dia 3 de julho às 23h59 de 17 de julho. O Encceja Exterior 2017 será aplicado em 10 de setembro, nos seguintes países e cidades: Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); Bélgica (Bruxelas); Guiana Francesa (Caiena); Portugal (Lisboa); Suíça (Genebra); Espanha (Madri); Reino Unido (Londres); França (Paris), Holanda (Amsterdã) e Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota). Em unidades prisionais, o Exame será realizado em Tóquio (Japão) e Caiena (Guiana Francesa), entre 11 a 22 de setembro.

Os resultados do Encceja Exterior 2017 podem ser utilizados para a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou para emissão da declaração de parcial de proficiência. O Encceja Exterior 2017 será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos locais de aplicação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília e o Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, que firmaram Acordo de Cooperação Técnica com o Inep, são responsáveis pela certificação dos participantes.

Inscrições

A inscrição deve ser feita com o fornecimento do número de CPF que será utilizado para emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência, e do documento de identidade. O participante que tiver realizado provas de edições anteriores do Encceja Exterior (2013, 2014, 2015, 2016) deverá informar o número do passaporte utilizado para fins de certificação. Para a certificação do Ensino Fundamental o participante deve ter 15 anos completos na data da realização da prova. Para a certificação do Ensino Médio a idade é de pelo menos 18 anos na data da prova.

A inscrição gratuita é feita exclusivamente pelo endereço eletrônico sistemasEncceja2.inep.gov.br/exterior, entre 3 e 17 de julho. Os responsáveis nos Consulados-Gerais em Tóquio e em Caiena farão a inscrição dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade, por meio de outro endereço eletrônico, o sistemasencceja2.inep.gov.br/exteriorPPL, no mesmo período.

Atendimentos

Participantes que necessitam de atendimento especializado e/ou específico devem informar, na inscrição, a condição que motiva a solicitação. É necessário ter documentos comprobatórios dessa condição, que podem ser cobrados pelo Inep a qualquer momento. O atendimento especializado é direito de participantes com baixa visão, dislexia e deficiência física. Auxílios ou recursos de acessibilidade necessários também só podem ser solicitados na inscrição. As opções são: prova com letra ampliada, prova com letra super ampliada, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. O atendimento específico é destinado a gestantes, lactantes e idosos.

Estrutura do Exame – O Encceja Exterior 2017 foi estruturado a partir de uma Matriz de Competências e Habilidades disponível no portal do Inep. As provas obedecem requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. São quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

Horário das Provas

As provas do Encceja Exterior 2017 serão aplicadas em 10 de setembro.  Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h e fechados às 8h, no turno matutino; e abertos às 13h e fechados às 14h no turno vespertino, de acordo com o horário oficial local de cada cidade. O horário de aplicação das provas será:

Ensino Fundamental

Manhã  -  das 8h às 12h (Horário local de cada cidade)
- Ciências Naturais
- Historia e Geografia
Tarde - das 14h às 19h (Horário local de cada cidade)
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação
- Matemática.

Ensino Médio

Manhã  -  das 8h às 12h (Horário local de cada cidade)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Tarde - das 14h às 19h (Horário local de cada cidade)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação
- Matemática e suas Tecnologias


Certificação

Para a certificação dos participantes serão consideradas a pontuação mínima indicada pelo Inep e a declaração parcial de proficiência (por área de conhecimento). Os resultados do Encceja Exterior 2017 podem ser utilizados para a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou para emissão da declaração de parcial de proficiência. A emissão desses documentos é de responsabilidade do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Para a certificação o participante poderá  aproveitar os resultados obtidos em edições anteriores do Encceja (2013, 2014, 2015 e 2016) e também do Enem.