Educação básica

Inep atualiza Sinopses Estatísticas de 2010 com versão por município

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/07/2017 19:23

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo Escolar, apresentou nesta terça-feira, 4, uma versão da Sinopse Estatística da Educação Básica 2010 organizada por município. Com o novo documento, passa a ser possível acessar os dados desagregados para os 5.570 municípios brasileiros referentes ao período de 2010 a 2016. Até o primeiro semestre de 2018, deve ser concluída a desagregação dos dados de 2007 a 2009.

 

O documento sintetiza as principais estatísticas do Censo Escolar (escolas, turmas, docentes e matrículas) e é considerado uma referência de informações por oferecer uma série de dados organizados e com estrutura estável. A sinopse estatística, segundo o Inep, é um instrumento importante de divulgação dos resultados da pesquisa, pois permite um acesso democrático, rápido e transparente a gestores, estudantes, pesquisadores, imprensa e sociedade em geral.

 

Mudanças

A remodelagem das sinopses estatísticas visa ampliar o escopo de dados ofertados e atender a demanda por informações. Com a granularidade disposta ao nível de município, os dados são apresentados de forma bidimensional, permitindo ao usuário analisar as informações dos atributos apresentados de forma complementar.

 

Para atender aos requisitos de divulgação de dados no formato aberto, a publicação passa a contar, além do arquivo em Excel®, com um novo arquivo no formato aberto de planilha eletrônica (.ODS) capaz de ser lido e trabalhado em softwares de diferentes pacotes, inclusive livres, como o Open Office e o Libre Office.

 

Também houve alterações metodológicas na forma de apresentação dos dados referentes às etapas de ensino, que se adequaram à legislação vigente para terem assegurada a sua comparabilidade temporal. As notas de rodapé ao final de cada tabela trazem maior detalhamento.

 

As tabelas das sinopses, bem como os microdados do Censo Escolar, estão disponíveis no portal do Inep.