Estudante de 14 anos lança primeiro livro

O pré-lançamento será hoje, às 17h, no Pier 21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/07/2017 14:56 / atualizado em 29/07/2017 17:08

 

Mariana Monteiro de Negreiros, 14 anos, aluna do 9° ano no Centro Educacional Sigma, está fazendo hoje o pré-lançamento do primeiro livro que escsreveu: Os segredos de um colar. O evento ocorrerá às 17h na Livraria Leitura do Pier 21. Trata-se do primeiro volume de uma trilogia sobre a história de uma adolescente que encontra uma joia misteriosa. Alegre, gentil, organizada e estudiosa, Mariana quer ser uma escritora bem-sucedida para jovens.


Gosto pela leitura

Filha de mãe designer de interiores e pai engenheiro elétrico, ela foi estimulada muito cedo a se dedicar à leitura. Os pais da menina tinham o hábito de ler para ela todos os dias, sempre às 20h, o que era chamado em casa do momento Hora da leitura. Nesse tempo, a mãe lia imitando as vozes dos personagens da história, assim Mariana ficava mais interessada pela narração. “Ela prestava atenção em todas as vozes que eu fazia”, diz Noeli Monteiro, mãe da menina. Mariana se divertia com as interpretações da mãe. “Se ela errasse a voz de algum personagem, eu me perdia, e pedia para ela repetir”, acrescenta Mariana. A hora da leitura tinha tempo para começar e não tinha para acabar. “Ela amava, a imaginação é muito livre", diz Noeli. Essa rotina de leituras prevaleceu até a filha completar 9 anos.

Lanna Silveira/Esp.CB/D.A. Press

 

Outros livros de que Mariana gosta são os da série Sítio do Picapau Amarelo. Com a obra de Monteiro Lobato, a garota começou a despertar a criação, desenvolvia peças teatrais e convidava a família e vizinhos para atuar ou servir de plateia. Mariana escrevia, dirigia e atuava. A mãe sempre influenciou a produção de pecinhas teatrais. “Minha mãe comprava até perucas e figurinos para usarmos. Era muito legal”, enfatiza a estudante. Esses teatros seguiram até a fase dos 11 anos. A partir dos 12, Mariana começou a escrever.

Os segredos de um colar


A estudante começou a escrever Os segredos de um colar em 2016 e foi publicado este ano pela editora Autografia. Grande parte da obra foi escrita à mão.  “Eu gosto muito de escrever dessa maneira porque as ideias fluem mais”, disse, ao ressaltar que o processo de criação do livro se deu em vários lugares, na escola, em casa, na rua. E fazia questão de mostrar o que escrevia às amigas para que elas avaliassem o conteúdo.

Os segredos de um colar faz parte de uma trilogia. Ele aborda mistérios e romances e conta a história da adolescente Jane, de 16 anos, que muda de cidade contra a vontade, pois não queria abandonar os amigos. Na trama, além de lidar com um colar misterioso encontrado na nova casa, a personagem enfrenta o desafio de fazer novos amigos, além do garoto de que ela gosta . A mãe de Mariana comenta que a personagem principal da história tem um pouco a ver com a personalidade da filha. “Ambas têm caráter forte e são determinadas”, acrescenta Noeli.

Mariana admite que teve dificuldade de escrever o fim da aventura do primeiro volume. “Eu fiquei  indecisa, escrevi cerca de três finais. Então, pedia para meus pais e amigas escolherem o melhor, porque eu tinha medo de deixar a narrativa muito óbvia”, revela.  Ela  começou a escrever o segundo livro da saga. Esse deve trazer novas resoluções de conflitos dos adolescentes. Mas a história será narrada por outro personagem.


A estudante pensa em se tornar escritora e faz questão de agradecer aos pais por eles terem viabilizado a publicação do primeiro livro.

 

 

 

* Estagiária sob supervisão de Ana Sá