Estrangeiros podem se inscrever a exame de proficiência em português

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/08/2017 14:52 / atualizado em 07/08/2017 14:57

Estão abertas as inscrições do Exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os interessados devem se inscrever até 23 de agosto, às 23h59 (horário de Brasília), pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas da segunda edição do Celpe-Bras 2017 serão realizadas de 17 a 19 de outubro em 26 postos aplicadores no Brasil e 56 no exterior.

Podem participar estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja o português e que tenham escolaridade equivalente ao ensino fundamental no Brasil. Também podem se inscrever no exame aqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto.

Inscrição – Além de preencher um formulário, é preciso pagar, até 25 de agosto, a taxa de inscrição. O valor é de R$ 200 para os postos aplicadores credenciados no Brasil e de USD 100 para os postos aplicadores credenciados no exterior

Celpe-Bras – O Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros confere o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. Ao todo são quatro níveis de proficiência. Para obter o certificado, o participante deverá alcançar, na parte escrita e na parte oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência em cada parte é diferente, prevalece o menor resultado.

A proficiência é avaliada a partir do desempenho do candidato em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português. Veja a lista dos postos aplicadores do Celpe-Bras no Brasil e no exterior e o formulário de inscrições no portal do Inep.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep