Educação básica

Publicação voltada a estudantes abordará o tema sustentabilidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/08/2017 19:22

Criada com a proposta de abordar o tema sustentabilidade e meio ambiente de maneira atrativa entre estudantes do ensino fundamental, a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável será lançada nesta terça-feira, 15, em São Paulo. No mesmo evento, previsto para ocorrer às 15h30 no Teatro João Caetano, o público conhecerá a série de oito vídeos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças.

 

Os materiais foram produzidos por meio de parceria entre o Ministério da Educação, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A coleção vai integrar o projeto de educação e desenvolvimento sustentável do novo currículo da rede municipal de São Paulo.

 

De acordo com o coordenador-geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica do MEC, Felipe Felisbino, o órgão tem recomendado que a rede pública de educação básica em todo o país use os vídeos em sala de aula. “A prefeitura de São Paulo apresenta à sociedade paulista nesse momento seu projeto de desenvolvimento sustentável. Em todas as orientações que o MEC dá aos professores e interlocutores, por meio do Portal do Professor, esses materiais serão lembrados e recomendados”, afirma.

 

Em 2015, o Brasil formalizou a adoção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), decorrente de um processo iniciado na Conferência Rio+20, realizada em 2012 no Rio de Janeiro. O documento deverá orientar as políticas nacionais e atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 

São 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridos até 2030, que envolvem temáticas como segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, mudança do clima, infraestrutura, industrialização e governança. As publicações a serem lançadas em São Paulo servirão de material de apoio aos professores para explicar o assunto de maneira didática aos estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e aumentar a consciência da comunidade escolar sobre desenvolvimento sustentável.

 

Felisbino também destaca que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define quais áreas de aprendizagens são essenciais aos alunos ao longo da educação básica, aborda o desenvolvimento sustentável e meio ambiente de maneira transversal. “A BNCC trata do tema de forma integradora em cada área do conhecimento por meio de temáticas de relevância social: sustentabilidade e meio ambiente, aspectos nutricionais, respeito ao envelhecimento, direitos humanos, sexualidade”, explica.

 

Ainda durante o evento desta terça-feira, será lançada a versão em português do curso on-line introdutório sobre mudança climática, desenvolvido pelo governo federal, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e por outras 35 agências das Nações Unidas. As aulas são gratuitas e indicadas aos professores da educação básica.

Os vídeos da coleção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças estão disponíveis no portal da Unesco e no canal da organização no YouTube.