Educação infantil

Ministro inaugura escola em MS para atender a 152 crianças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/08/2017 18:32 / atualizado em 21/08/2017 18:36

 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou, nesta segunda-feira, 21, da inauguração do Centro de Educação Infantil Professor Eloy Souza da Costa, em Campo Grande. A escola atende 152 crianças da região. O ministro foi a Mato Grosso do Sul para anunciar a retomada de obras de infraestrutura de unidades de ensino e a liberação de recursos para a educação no estado. “Cuidar da educação infantil é cuidar da base educacional”, destacou Mendonça Filho.


A obra foi iniciada em 2012, mas ficou paralisada por muito tempo, durante a gestão anterior do Ministério da Educação. Concluída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 1.322.381,91, a escola começou a atender às crianças em 1º de agosto.

“Não há como proporcionar acesso à educação superior ou de nível médio se não cuidarmos das crianças desde os primeiros dias de vida – da creche, da pré-escola, da alfabetização. Porque se ela tem deficiências durante essa fase, todos sabemos que vai acumular outros problemas em toda a sua vida educacional”, afirmou Mendonça Filho.

A inauguração do centro de educação infantil faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Trata-se de uma estratégia do MEC dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é garantir o acesso de crianças a creches e escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de educação infantil.

O ministro lembrou que o valor investido na educação infantil nos últimos 13 anos era o mesmo da educação superior. “Quando assumi o MEC, o valor passou a ser 60% para educação básica e 40% para educação superior. Era preciso inverter esse quadro porque não há condição de haver pessoas chegando na educação superior se não cuidarmos da base”, enfatizou.

Infraestrutura - Localizado na região sudoeste de Campo Grande, no bairro Tijuca 2, a unidade de ensino possui 1.211m² de área construída. O espaço é dividido em salas de aula com área de repouso, quatro salas de berçário com banheiros internos, sala de multimídia, brinquedoteca, playground e espaço de integração entre as diversas atividades e faixas etárias.

As 152 crianças atendidas pela escola são distribuídas em oito turmas, sendo quatro berçários com 18 crianças cada. As demais estão nas creches 1 e 2, cada uma com 20 crianças.