Estudantes vão representar o Brasil em competições internacionais

Cerca de três mil alunos participaram da seleção em 2016

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/09/2017 17:02 / atualizado em 01/09/2017 17:09

Dez estudantes de ensino médio que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vão representar o país em competições internacionais. A competição ocorreu em 2016 e contou com três mil alunos na etapa inicial. Eles fizeram prova on-line desenvolvida pelo Observatório Nacional e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

Na etapa seguinte, os cem primeiros colocados participaram de seletiva presencial em Barra do Piraí, cidade do interior do Rio de Janeiro. Nessa fase, os estudantes fizeram provas que envolvem conhecimentos teóricos de astronomia e astrofísica, além de manuseio de telescópios e reconhecimento do céu.

Após a correção das provas, os alunos Bruno Gorresen Melo (PA), João Vitor Guerreiro Dias (SP), Nathan Luiz Bezerra Martins (CE), Pedro Pompeu de Sousa Brasil Carneiro (CE) e Vinícius Azevedo dos Santos (CE), foram escolhidos para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (Ioaa), que vai ocorrer na Tailândia em novembro.

Os outros cinco estudantes, Bruno Caixeta Piazza, Danilo Bissoli Apendino, Fernando Ribeiro de Senna, Henrique Barbosa de Oliveira e Miriam Harumi Koga, todos do estado de São Paulo, foram selecionados para ir ao Chile em outubro para representar o país na Olimpíada Latino-America de Astronomia e Astronáutica (Olla).