Inep divulga resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização

Instituto atualizou seu painel educacional com os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016, divididos por estados e municípios.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/10/2017 19:34

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) atualizou seu painel educacional com os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016, divididos por estados e municípios. Na coletiva de imprensa de divulgação dos resultados nacionais, na última quarta-feira (25), a autarquia havia adiantado os resultados das unidades federativas, mas no Painel Educacional Estadual eles são listados em mais detalhes. 
 
Os resultados por escola da ANA 2016 estão disponíveis desde o dia 25, na plataforma Boletim da Escola. Têm acesso aos resultados apenas as instituições de ensino com, no mínimo, dez estudantes matriculados no momento da avaliação e que tiveram taxa de participação de 80% dos estudantes matriculados no 3º ano, de acordo com os dados do Censo Escolar 2016. 
 
ANA 2016
A terceira edição da avaliação foi realizada entre 14 e 25 de novembro de 2016 em escolas públicas com pelo menos dez estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, naquele ano. Foram aplicados testes de leitura, escrita e matemática. Os de Leitura tinham 20 questões de resposta objetiva, com quatro alternativas cada.
 
O teste de escrita tinha três questões de resposta construída, por meio das quais o estudante teve de escrever duas palavras de estruturas silábicas distintas, com base em imagem, e produzir um pequeno texto, a partir do comando da questão. E o teste de matemática tinha 20 questões de resposta objetiva, com quatro alternativas cada. Cada área avaliada mede competências específicas e diferentes entre si. 
 
Painel Educacional
Com informações sobre o cenário educacional das unidades da federação e dos municípios brasileiros, o Painel Educacional apresenta informações agregadas de modo a colaborar para o monitoramento do direito à educação.
 

Clique aqui para acessar o Painel Educacional Municipal
Clique aqui para acessar o Painel Educacional Estadual
Clique aqui para acessar a plataforma Boletim da Escola 


Informações da Assessoria de Imprensa do Inep