Censo escolar aponta queda de matrículas no ensino fundamental e médio

Número de alunos matriculados no ensino médio diminui 2,9% em relação a 2016. No DF, baixa é de menos de 1%

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/12/2017 16:37 / atualizado em 27/12/2017 16:22


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017. De acordo com o levantamento, houve queda no número de matrículas no ensino fundamental e no médio do ensino público no país. Os números dizem respeito apenas à primeira etapa do censo, dividido em duas fases. 

O ensino médio foi o que sofreu maior baixa, de acordo com as estatísticas divulgadas. A diminuição foi de 2,9%, passando de quase 6,9 milhões para 6,6 milhões. No Distrito Federal, as diferenças foram menores em relação a 2016. As matrículas no ensino fundamental tiveram ligeira queda de 0,88%, caindo de 273.131 para 270.749. No médio, o número permaneceu praticamente o mesmo, com apenas algumas dezenas a mais de inscrições a mais neste ano (77.845 em 2017 contra 77.805 em 2016).
 
No ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, o número de alunos matriculados nas escolas públicas caiu 1,7% em relação a 2016. O ensino infantil teve aumento do total de alunos no DF, passando de 37.850 para 40.595 (pré-escolas) e de 650 para 891 (creches). O ensino de jovens e adultos (EJA) também teve pequena alta, de 45.659 matrículas para 46.191. 

Ensino integral tem leve alta

As instituições que oferecem ensino integral, por sua vez, tiveram leve alta dentro do número geral de alunos matriculados. Hoje, 7,49% dos alunos matriculados na educação básica têm aulas em período estendido. 

O censo é o mais importante levantamento estatístico ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio), educação especial (modalidade substitutiva), educação de jovens e adultos (EJA) e profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).