SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ministro dá posse a reitores e defende investimentos no setor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/09/2012 08:59

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, empossou na tarde desta terça-feira, 11, na sede do ministério, em Brasília, os novos reitores eleitos dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Maranhão, Francisco Roberto Brandão Ferreira; de Roraima, Ademar de Araújo Filho; e do Norte de Minas Gerais, José Ricardo Martins da Silva. A solenidade contou com a presença do secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira, e do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Denio Rebello.

Mercadante ressaltou a necessidade de constante investimento em educação, ao lembrar do atual cenário econômico mundial. “A crise não pode ser menos educação, e sim mais investimento”, disse. Ele também citou dados divulgados recentemente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com o estudo, o Brasil está entre os países que mais aumentaram os investimentos em educação.

O ministro também lembrou o papel do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) neste cenário e destacou a necessidade de presença dos institutos federais na implantação de ações ligadas a essa política. “Quando oferecemos oportunidades às famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família, por exemplo, para que façam um curso técnico, estamos abrindo perspectivas.”

Já o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira, destacou a experiência dos novos reitores e o processo democrático de escolha dos dirigentes. “Todos ocuparam cargos de gestão antes nos institutos federais e, sem dúvida, estão preparados para ocupar este cargo, ainda mais que a escolha foi realizada pela própria comunidade acadêmica”, afirmou.

Reitores – o novo reitor do Instituto Federal de Roraima, Ademar de Araújo Filho, ingressou em 1992 no quadro docente da então Escola Técnica de Roraima. Também já ocupou os cargos de diretor de ensino e de pró-reitor de desenvolvimento institucional. Atualmente, a instituição conta com mais de 9 mil matrículas em cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional.

Já o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais possui mais de 14,8 mil alunos matriculados. O novo dirigente, José Ricardo Martins da Silva, é graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de ser mestre e doutor em zootecnia pela Universidade Federal de Lavras. Antes de eleito, ocupou o cargo de diretor-geral do campus Montes Claros da instituição.

Francisco Roberto Brandão Ferreira, novo reitor do Instituto Federal do Maranhão, é professor do instituto desde 1990. Já ocupou os cargos de pró-reitor de planejamento e administração do instituto, além de diretor de administração do Campus Imperatriz e diretor de planejamento do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão. Graduado em geografia pela Universidade Federal do Maranhão, também é mestre em análise da informação espacial e doutor em geoprocessamento, ambos pela Universidade Estadual Paulista.

Ascom MEC
Tags:

publicidade

publicidade