SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Malhação para o currículo

Brasília Capital Fitness chega à 17ª edição e oferece 74 cursos voltados a profissionais do ramo. Gestão e recreação também fazem parte da pauta do encontro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/10/2012 10:02 / atualizado em 01/10/2012 10:04

Os profissionais brasilienses de educação física, fisioterapia, nutrição e áreas afins têm 74 possibilidades de capacitação e reciclagem durante quatro dias. É que entre quinta-feira e domingo, a cidade acolhe a 17ª edição do Brasília Capital Fitness, evento que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e oferece 3,7 mil vagas em formações diversificadas. Pela primeira vez haverá aulas de treinamento em corda — o chamado rope fit —, pole dancing, cross training e pilates aquático. As formações oferecidas, contudo, ultrapassam o perímetro da academia: gestão e recreação também estão na agenda do encontro.

Segundo Patrícia Gonçalves, coordenadora do congresso, a procura por esse tipo de estudo costuma ser expressiva e, graças aos resultados positivos obtidos nas edições passadas, a oferta de aulas aumenta a cada ano. “Sabemos o quanto essas capacitações ajudam os profissionais a se aperfeiçoarem, a adquirirem mais conhecimento, e a se preparem para o mercado de trabalho.” Além disso, ela chama atenção para a possibilidade de troca de experiências. “Durante os encontros é possível conhecer pessoas que atuam no mesmo ramo e, assim, expandir a rede de relacionamentos profissional”, diz. E, ao fim de cada curso, os participantes receberão certificados de conclusão.

O corpo docente responsável pelas aulas, segundo a organização do evento, é formado por doutores, mestres e especialistas em cada área. Para o fisioterapeuta Silvio Davi Santos de Castro, 32 anos, frequentar diferentes cursos e aproveitar um pouco do que cada área tem a oferecer é o grande trunfo do seminário. Durante os quatro dias, é possível ter contato inicial com novas técnicas e métodos. “Assim, posso complementar meu currículo de forma variada e tenho a possibilidade de, depois, me aprofundar num tema que me agrade mais”, conta. Atento às novidades do mercado, essa é a quarta vez que Castro participa do evento. “Agora, busquei modalidades mais tradicionais, de cinesioterapia e alongamento, com o intuito de reciclar meus conhecimentos.”

Professor de treinamento de força da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Martim Bottaro acredita que o contato com as novidades do mundo esportivo deva ser valorizado tanto por profissionais da área quanto por estudantes. “A todo momento surgem novas modalidades, e é muito bom poder conferir o que elas são e como funcionam.” Para o especialista, a dinâmica do mercado de fitness faz com que eventos menos científicos — e mais práticos — se tornem importantes. “Na universidade é até difícil acompanharmos todas as inovações e mudanças que se passam dentro do meio esportivo”, diz Bottaro. Ele alerta, contudo, que a formação de um dia não deve suplantar outros tipos de conhecimento. “O bom profissional deve, imperativamente, buscar novas formas de estudar a atividade física. Projetos de extensão, cursos de pós-graduação e especialização são sempre bem-vindos”, avalia o docente.

Time de peso
Um grupo de palestrantes renomados também está na programação educacional do Brasília Capital Fitness. Entre eles, o preparador físico e especialista em bem-estar Márcio Atalla, que está à frente de um reality show que acompanha a mudança de ritmo de vida de celebridades. Além dele, são esperados o ex-nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges e um grupo de especialistas em fitness, nutrição, fisioterapia e medicina.

As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo site www.brasiliacapitalfitness.com.br e os preços variam de acordo com a modalidade desejada. Profissionais credenciados ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), ao Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito) e ao Conselho Regional de Nutrição (CRN) têm 10% de desconto no valor da inscrição. Os encontros ocorrerão de manhã, à tarde e à noite.

Áreas temáticas
Acqua    3 cursos
Bem-estar    18 cursos
Escolar    2 cursos
Esportes    6 cursos
Fisioterapia    4 cursos
Gestão    8 cursos
Mundo fitness    31 cursos
Nutrição    2 cursos

Saiba mais
Brasília Capital Fitness

Quando: 4 a 7 de outubro
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Inscrições e programação: www.brasiliacapitalfitness.com.br

3.700
Número de vagas nos cursos de formação
Tags:

publicidade

publicidade