SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Institutos federais realizam mostra de projetos de pesquisa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/10/2012 17:27 / atualizado em 17/10/2012 17:36

Em visita à exposição, o ministro ouviu explicações sobre experiências na área de ciência e tecnologia (foto: Arquivo Setec)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, visitou nesta terça-feira, 16, a exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em Brasília. O evento, em que institutos federais de diversos estados e regiões compartilham experiências na área da pesquisa, prossegue até 21 de outubro, com o tema economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza.

O ministro conheceu os laboratórios móveis da Rede E-Tec Brasil que fazem parte da exposição ¬– dois caminhões do Instituto Federal Goiano, utilizado em cursos na área de agropecuária, e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, para cursos ligados à cafeicultura. O Instituto Federal de Brasília também mantém um laboratório no evento, para cursos da área de informática.

Na visita, Mercadante também pôde ver de perto alguns protótipos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na área de energias renováveis, apresentados por professores do Instituto Federal Fluminense, e conheceu as unidades móveis de café do Instituto Federal do Sul de Minas e Agricultura Familiar do Instituto Federal Goiano.

O ministro participou ainda da solenidade de inauguração das unidades de nanotecnologia do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de São Paulo. São salas de aula com design inovador e equipadas com instrumentos de alta tecnologia. Nelas, é possível assistir a aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia. Segundo o diretor geral da instituição, Walter Viccioni, essas unidades serão utilizadas na formação de alunos de escolas de educação básica e de ensino técnico, pertencentes à rede Sesi-Senai e à rede de escolas públicas de São Paulo.

Para o ministro, essas experiências são exemplos da contribuição das instituições de educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Instituto Federal de Brasília
Tags:

publicidade

publicidade