SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Astronauta brasileiro Marcos Pontes participa de bate-papo virtual

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/11/2012 17:41

O astronauta brasileiro Marcos Pontes vai participar de um bate-papo virtual sobre educação profissional e a Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas, nesta sexta-feira (9/11), a partir das 10h.

Além dele, dois alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que estão entre os 640 selecionados para a Olimpíada do Conhecimento falarão da preparação para a competição e contarão sobre a escolha por estudar em cursos técnicos. Gustavo da Silva Braga, 20 anos, disputa o título de melhor do Brasil em estruturas metálicas na equipe de Minas Gerais, e Maria Prisciane de Souza Costa, 19, concorre na modalidade sistema de transporte de informação, representando o Brasil no WorldSkills Americas.

A conversa vai ocorrer via Hangout - sistema online que permite fazer videoconferências pela internet -, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Na ocasião, os internautas poderão enviar perguntas pelas redes sociais Facebook, Twitter e Google+ antecipadamente.

A ação é um aquecimento para a Olimpíada do Conhecimento, que será na próxima semana, de 12 a 18 de novembro, em São Paulo. Qualquer pessoa pode acompanhar a transmissão do bate-papo na página da EBC e no Portal da Indústria, além de enviar perguntas no momento da conversa. Basta usar a marcação #Astronautanarede no Twitter ou no Google+, ou pelas redes sociais da Olimpíada (www.facebook.com/olimpiadasenai e www.twitter.com/SENAI_Olimpiada).

Perfil
Marcos Pontes começou a formação profissional em um curso de eletricista no Senai. Depois disso, cursou a faculdade de engenharia. Ele ficou conhecido por ser o primeiro brasileiro a levar a bandeira nacional ao espaço. Hoje, continua à disposição da Agência Espacial Brasileira (AEB) e trabalha como professor na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele também é embaixador da WorldSkills International, organização que promove o torneio mundial de educação profissional.

Desafio nacional


A Olimpíada do Conhecimento é uma competição de educação profissional organizada pelo Senai que ocorre de dois em dois anos. No torneio, estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) mostram as habilidades pessoais e os conhecimentos técnicos exigidos para o desempenho de atividades na indústria e nos setores de comércio e serviços.


O desempenho dos alunos na Olimpíada do Conhecimento forma um conjunto de indicadores que ajuda a avaliar a qualidade da educação profissional do país. Indicadores, por exemplo, que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, ou que orientam a atualização dos currículos nas escolas que oferecem cursos técnicos no Brasil.

Tags:

publicidade

publicidade