Ensino_EducacaoProfissional

Olimpíada do Conhecimento revela futuros talentos da indústria brasileira

Evento ocorre em São Paulo e tem a participação de 640 competidores de todo o país

postado em 14/11/2012 16:22

A presidenta da República, Dilma Rousseff, conheceu alguns trabalhos expostos na Olimpíada do Conhecimento, evento promovido pelo Senai, em parceria com o Sesi e o Sebrae, no Pavilhão de Exposições do AnhembiComeçaram nesta quarta-feira (14/11) as competições da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional do Brasil organizado pelo Senai ; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A abertura, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, teve a presença da presidente Dilma Rousseff.

Durante a visita, a presidente assinou um protocolo oficial que confirmou São Paulo como a cidade sede do WordSkills em 2015. O WordSkills é a competição internacional de educação técnica, e destino natural dos vencedores da Olimpíada.

Na Olimpíada do Conhecimento 2012, são 640 estudantes de ensino técnico competindo ao mesmo tempoem 38 modalidades industriais. O torneio busca revelar os futuros talentos da indústria brasileira.

As provas têm duração de 22 horas, divididas entre hoje e sábado (17/11). O encerramento acontece no próximo domingo (18/11).

DF na disputa

O time do Distrito Federal conta com 18 estudantes competindo em 17 ocupações (veja lista completa abaixo). Os talentos brasilienses treinaram com muito esforço por cerca de um ano e meio até chegarem onde estão.

Na última Olimpíada, realizada em 2010 no Rio de Janeiro, o DF conseguiu nove medalhas: três de ouro, duas de prata, quatro de bronze e dez diplomas de excelência.

Na ocasião, dois membros da equipe conseguiram se classificar para WordSkills após os resultados nas Olimpíadas do Conhecimento. William Grassioti retornou ao país com uma medalha de ouro pelo projeto apresentado na modalidade de mecânica de refrigeração. Já o estudante Jecivaldo Oliveira trouxe um atestado de excelência na ocupação de aplicação de revestimento cerâmico.

Os candidatos de 2012 prometem repetir o bom desempenho da edição anterior. A Olimpíada do Conhecimento é aberta ao público e ainda conta com mostra de projetos, palestras e exposições. A próxima edição do WorldSkills será na Alemanha, em junho do ano que vem.

Alunos do Senai DF que competem em São Paulo, neste momento, e suas respectivas ocupações:

Gabriel Sousa Cardoso
Mecânica de refrigeração

O estudante Gabriel Sousa Cardoso, 19 anos, carrega nas costas o peso de uma grande responsabilidade: no último WorldSkills, o candidato William Grassioti conseguiu a medalha de ouro na modalidade que ele disputa dessa vez. Grassioti hoje é o treinador de Gabriel e, juntos, a dupla promete repetir o prêmio.
Luciely de Lima Alves
Segurança do trabalho

A brasiliense Luciely de Lima Alves, 21 anos, se divide entre a faculdade de engenharia civil com o curso técnico de segurança do trabalho. Para a jovem, o curso encurtará seu caminho até o mercado de trabalho.

Luíz Fernando Cardoso Xavier
Marcenaria
O representante da modalidade marcenaria tem 21 anos e se inspirou na experiência do pai, que sempre criou móveis a partir de madeira. O Senai-DF já teve dois ouros em Marcenaria (2002 e 2006), além de duas pratas (2004 e 2010). Mas o competidor não se sente pressionado.

Willyston Rême Dantas Ferreira
Eletricidade predial
O jovem Willyston Ferreira, 18 anos, escolheu o curso técnico por ser uma porta de entrada mais rápida para o mercado de trabalho. Ele busca a medalha de ouro e a oportunidade de disputar o mundial.

Francisco Anderson da Silva
Design gráfico
Francisco Anderson da Silva, 20 anos, demorou a descobrir sua vocação. Antes do curso técnico de design, fez dois semestres de sistema da informação.

Jady Pâmela Barbacena da Silva
Web design
Jady da Silva, 20 anos, faz faculdade de sistema da informação ao mesmo tempo em que realiza o curso técnico.

Janaína da Silva Moureira e Rafael Douglas Oliveira e Cardoso
Jardinagem e paisagismo
A dupla de candidatos desenvolveu companheirismo e agilidade durante o treinamento, tudo para honrar a fama do DF, que conta com três ouros consecutivos nessa modalidade.

Victor Luiz Santos Silvano
Mecânica de automóveis
A paixão por automóveis fez o estudante Victor Silvano, 19 anos, a escolher essa ocupação, e ele sabe que não pode falhar em nenhum detalhe.

Júlio Cézar Domingos Ramos
TI (Soluções de Software)
Após subir ao pódio na Olimpíada, o programador Júlio Cézar Domingos Ramos, 20 anos, quer cursar faculdade de engenharia de software.

Natália Barreto Ribeiro Santiago
Tecnologia da moda
Com uma carga horária de 12 horas de treinamento, Natália Santiago se dedica com afinco à paixão pela modelagem e costura industrial.

Uálison Fernandes de Sousa
Eletricidade Industrial
O competidor Uálison de Sousa, 20 anos, sonha em trazer a medalha de ouro para o DF, que nunca conquistou sequer um prêmio na modalidade.

Jefferson de Carvalho de Almeida
Construção em alvenaria
Com muito dom, Jefferson de Almeida, 19 anos, tem incentivo total de sua família para ser campeão e ir até o WorldSkills.

Geovane Oliveira da Silva
Aplicação de revestimento cerâmico
Geovane da Silva, 20 anos, segue os passos de seu irmão, Jecivaldo Oliveira, que chegou ao último WorldSkills na mesma ocupação e voltou para casa com um certificado de excelência e uma bolsa integral na faculdade de engenharia civil.

Crislane Almeida da Silva
Confecção de roupas
Uma das nove filhas de uma costureira, Crislane da Silva, 19 anos, quer provar para o mundo e sua família que pode ser campeã na modalidade em que tem a melhor professora do mundo.

Fellype Lorrã Freire Menezes
Eletrônica industrial
Fellype Menezes, 19 anos, foi um daqueles meninos curiosos que desmontam os brinquedos para ver o que tem dentro. Agora ele vai usar essa habilidade para conquistar o ouro.

Ramon Soares Alves dos Santos
Panificação
Chef de seus amigos, o jovem Ramon dos Santos, 21 anos, quer fazer gastronomia - mas só depois de conquistar o ouro na Olimpíada.

Evandro José de Morais
Soldagem
O competidor Evandro de Morais, 21 anos, herdou da família o talento para soldar. A experiência na área é o que vai ser fundamental para trazer a medalha.
[SAIBAMAIS]

Evento ocorre em São Paulo e tem a participação de 640 competidores de todo o país Evento ocorre em São Paulo e tem a participação de 640 competidores de todo o país Evento ocorre em São Paulo e tem a participação de 640 competidores de todo o país Evento ocorre em São Paulo e tem a participação de 640 competidores de todo o país Evento ocorre em São Paulo e tem a participação de 640 competidores de todo o país Evento ocorre em São Paulo e tem a participação de 640 competidores de todo o país

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação