Ensino_EducacaoProfissional

Governo oferecerá 240 mil vagas gratuitas em cursos técnicos pelo Sisutec

Inscrições começam nesta terça-feira e vão até as 23h59 da próxima segunda (12). São mais de 8 mil oportunidades no DF

postado em 05/08/2013 12:51
O lançamento oficial do programa foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante e pelo secretário de educação profissional e tecnológica, Marco Antônio de OliveiraFoi lançado nesta segunda-feira (5/8) o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), anunciado em 22 de julho pela presidente Dilma Rousseff. Este ano, o Ministério da Educação vai ofertar 239.792 vagas em cursos técnicos por meio do programa. Só no Distrito Federal serão mais de 8 mil oportunidades. As inscrições começam nesta terça-feira (6/8), à meia noite, pelo site e terminam na próxima segunda-feira (12/8), às 23h59.

Terão prioridade candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública: das vagas serão destinadas prioritariamente a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral. Os cursos terão de 800 a 1,2 mil horas e alguns começam em 22 de agosto. ;Temos segurança de que são bons cursos, porque a instituição já tem laboratório, sala de aula, biblioteca, corpo docente;, afirmou Mercadante. ;Todos os cursos estão planejados, programados, certificados", completou.

O programa tem como objetivo possibilitar o acesso de estudantes egressos do ensino médio a vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. As regras para o Sisutec foram divulgadas na última quinta-feira (1;/8) em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o documento o processo de seleção dos estudantes para as vagas ofertadas será feito com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na apresentação do programa o ministro Aloizio Mercadante destacou que o Sisutec é mais uma ação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que teve mais de 4 milhões de matrículas realizadas até este mês.

No total, 586 instituições participam do Sisutec 2013, são instituições de ensino superior (IES) e escolas técnicas privadas, institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais, escolas estaduais e municipais e o Sistema S, com cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As instituições de ensino superior privadas que ofertarem vagas pelo Sisutec precisam ter o Índice Geral de Cursos (IGC) igual ou superior a 3 e os cursos técnicos correlatos aos cursos superiores precisarão ter Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a 3. Já as escolas técnicas privadas serão habilitadas mediante avaliação in loco.

[SAIBAMAIS] foi publicada na última quinta-feira (1;/8), no Diário Oficial da União (DOU). Para participar, as instituições deverão fazer adesão e apresentar uma proposta de oferta de vaga. Elas também serão responsáveis por definir a nota mínima necessária para ser aprovado em cada curso. A participação das instituições de ensino no Sisutec será formalizada a partir de apresentação de proposta de oferta de vagas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

A portaria determina ainda que não poderão ser oferecidas por meio do sistema vagas em cursos que exijam teste de habilidade específica. A instituição participante não poderá cobrar taxas para os processos seletivos realizados por meio do Sisutec e será obrigatório oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição nas seleções pelo sistema.

Confira o calendário do Sisutec
6 de agosto - início das inscrições
12 de agosto - fim das inscrições, às 23h59
14 de agosto - primeira chamada
15 e 16 de agosto - matrícula dos aprovados em 1; chamada
19 de agosto - segunda chamada
20 de agosto - matrícula em segunda chamada
22 de agosto - vagas restantes no site
22 de agosto a 21 de outubro - início das aulas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação