Ensino_EducacaoProfissional

Sisutec oferece mais de 14 mil vagas no curso de enfermagem

postado em 07/08/2013 19:59
[SAIBAMAIS]Mais de 20 tipos de cursos técnicos na área de saúde estão com vagas abertas no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para saber quais cursos existem na cidade ou região onde reside, o candidato deve consultar a página eletrônica do sistema. A inscrição pode ser feita até a próxima segunda-feira, 12.

Na modalidade que trata da saúde, a enfermagem, que tem 203 cursos no sistema, é o tipo de formação com maior número de vagas ; são 14,2 mil, com distribuição em diversas unidades da Federação. A área da saúde também contempla formação em análises clínicas, que tem 49 cursos; farmácia (52), citopatologia (4), órteses e próteses (23), radiologia (89), nutrição e dietética (41), prótese dentária (9), hemoterapia (14), reabilitação de dependentes químicos (45), cuidados de idosos (64), entre outros.

O Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic), no município de Vitória da Conquista, na Bahia, por exemplo, oferece 720 vagas em cinco tipos de cursos técnicos sobre saúde, todos com vagas em turnos da manhã, tarde e noite: análises clínicas, com 160 vagas, enfermagem (160 vagas), farmácia (120), nutrição e dietética (120), radiologia (160).

O Centro Universitário de Votuporanga, na cidade de Votuporanga, em São Paulo, abriu 400 vagas, todas no turno da noite, em cinco cursos: análises clínicas com 80 vagas, enfermagem (80), farmácia (80), radiologia (80) e estética (80). Em Florianópolis, a Escola Técnica Geração tem 160 vagas para três cursos: enfermagem, 80 vagas, sendo 40 pela manhã e 40 à noite; nutrição e dietética, 40 vagas, vespertino; radiologia, 40 vagas pela manhã e 40 à noite.

No interior
Cursos sobre saúde também estão presentes em municípios pequenos e médios e regiões metropolitanas. Em Aparecida de Goiânia, em Goiás, o Senac Jaime Câmara tem 25 vagas para curso técnico de enfermagem, matutino; O Senac Mossoró, em Mossoró (RN), tem 30 vagas para enfermagem, turno da manhã; a unidade Centec do Instituto Educacional de Contagem, em Contagem (MG), tem 35 vagas no curso de análises clínicas e 35 vagas para técnico em farmácia, ambos no turno da noite; em Marabá, no Pará, o Centro Técnico Profissionalizante abriu 40 vagas para curso de enfermagem, noturno; o Colégio Agrícola de Bom Jesus, da Universidade Federal do Piauí, tem 80 vagas para enfermagem, turno da noite, na cidade de Bom Jesus; o Senac Guarapuava, em Guarapuava (PR), tem 40 vagas para enfermagem, noturno.

Inscrição

Podem concorrer a vagas pelo Sisutec os candidatos que tenham concluído o ensino médio, feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Nesta edição, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica oferece 239,7 mil vagas em 117 tipos de cursos distribuídos em 586 instituições de ensino públicas e privadas, nas cinco regiões do país.

Para verificar quais cursos estão disponíveis na localidade onde reside, turnos, número de vagas, o candidato deve acessar a página eletrônica do Sisutec.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação