Ensino_EducacaoProfissional

Cursos técnicos do Sisutec já têm mais de 240 mil candidatos inscritos

postado em 08/08/2013 19:32
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) atingiu um total de 217.822 candidatos inscritos, até as 19h desta quinta-feira (8). Como cada candidato pode fazer duas opções, o sistema recebeu 418.167 inscrições. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

São oferecidos 117 cursos em diversas áreas, com duração de 800 a 1,2 mil horas em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.[SAIBAMAIS]

Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas. Cada participante poderá se inscrever em até dois cursos técnicos.

O resultado da primeira das duas chamadas será divulgado no dia 14 próximo. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia seguinte. O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior.

As inscrições devem ser feitas na na internet. O novo sistema foi instituído pela Portaria do MEC n; 671, de 31 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial da União do dia 1; de agosto, seção 1, páginas 14 e 15, e suas normas constam do Edital n; 1/2013 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 5, seção 3, páginas 61 e 62.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação