Ensino_EducacaoProfissional

Sisutec tem mais de 383 mil inscritos

Em entrevista coletiva, o ministro Aloizio Mercadante afirma que maior demanda é da região Nordeste

postado em 13/08/2013 14:21

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) contabilizou 383.080 inscritos e 737.229 inscrições - já que cada estudante pode escolher até dois cursos. O balanço do programa foi divulgado nesta terça-feira (13/8) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A maior demanda é da região Nordeste, que teve 41% dos inscritos no sisteme. No entanto, apenas 28% das vagas foram ofertadas para essa região. O Sudeste, por outro lado, concentra 46% da oferta de vagas e teve 30% dos inscritos. O Centro-Oeste teve demanda de apenas 7%, cinco pontos percentuais abaixo do número de vagas ofertadas na região. O balanço da região Norte fechou com 8% dos inscritos e 3% das vagas, enquanto no Sul do país houve procura de 14% dos inscritos para 12% das vagas.

[SAIBAMAIS]Segundo o MEC, 523.448 das inscrições vieram de estudantes de escolas públicas. Outros 60.308 são cotistas dos institutos federais de educação tecnológica. Os dados mostram ainda que a maioria dos inscritos é de mulheres, elas ocupam 57% das vagas até agora. O balanço indica também que a média de idade ficou entre 23 e 24 ano. O ministro destacou que isso pode significar um perfil de jovens que saíram do ensino médio há algum tempo e que, agora, buscam os estudos novamente como forma de aumentarem as chances de inserção no mercado de trabalho.

Os cursos mais concorridos da primeira edição do Sisutec foram os técnico em segurança do trabalho, com 89.656 inscritos, e de técnico em informática, com 71.850 candidatos. As inscrições terminaram às 23h59 da última segunda-feira (12/8) e o resultado da primeira chamada sai nesta quarta-feira (13) e será divulgado pelo site . A matrícula dos alunos selecionados nessa chamada deve ser feita na quinta e na sexta-feira (15 e 16).

"Estamos fortalecendo o ensino técnico e tecnológico, que é uma opção para o mercado de trabalho. O estudante melhora o salário dele, melhora a remuneração e é uma formação que vale para o ensino superior, que ele pode fazer mais tarde", disse o ministro.

Têm prioridade os candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública: 85% das vagas são destinadas prioritariamente a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral.

Pronatec
O Sisutec é mais uma ação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que teve mais de 4 milhões de matrículas realizadas até este mês. O programa foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff em 22 de julho e lançado oficialmente pelo Ministério da Educação em 5 de agosto. São oferecidas 239.792 vagas em cursos técnicos de 586 instituições, sendo que 82% delas são particulares. Para o Distrito Federal, estão reservadas cerca de 8,2 mil vagas.

Os cursos terão de 800 a 1,2 mil horas e, para alguns, as aulas começam já na próxima semana, a partir de 22 de agosto. Além das instituições de ensino superior (IES) e escolas técnicas privadas, ofertam vagas os institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais, escolas estaduais e municipais e o Sistema S, com cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Próxima chance
O Sisutec será aberto duas vezes por ano, logo após o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior. Os candidatos que farão o Enem 2013 poderão concorrer, portanto, ao processo seletivo do 1; e do 2; semestre de 2014. "Nós acreditamos que o número de vagas no ano que vem será ainda maior", disse Mercadante. O ministro garantiu ainda que na próxima edição haverá vagas para o Maranhão, único estado que não foi contemplado pelo sistema este ano. Mercadante justificou a exclusão do estado da oferta de vagas pelo fato de a maior parte das instituições ofertantes ser privada.


Confira o calendário do Sisutec
14 de agosto ; 1; chamada
15 e 16 de agosto ; matrícula dos aprovados em 1; chamada
19 de agosto ; 2; chamada
20 de agosto ; matrícula da 2; chamada
22 de agosto ; vagas restantes no site
22 de agosto a 21 de outubro ; início das aulas

Confira a lista dos cursos mais concorridos
Técnico em segurança do trabalho - 89.656 inscrições
Técnico em informática - 71.850 inscrições
Técnico em enfermagem - 63.976 inscrições
Técnico em logística - 53.232 inscrições
Técnico em radiologia - 33.051 inscrições

Cursos com maior relação de inscrições por vagas
Técnico em processos fotográficos - 67,2
Técnico em petróleo e gás - 26,73
Técnico em construção naval - 19,8
Técnico em óptica - 17,45
Técnico em aeroportuário - 14,8

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação