Certificação

Número de inscritos é 25,8% superior ao da edição de abril

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/09/2013 10:50 / atualizado em 04/09/2013 13:38

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recebeu 5.709 inscrições para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O número é 25,85% superior ao de inscritos na edição de abril, que registrou 4.536 candidatos.

As provas serão aplicadas a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a portuguesa, residentes no Brasil e no exterior, entre 22 e 24 de outubro próximo. A avaliação é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita.

Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

O Celpe-Bras conta com 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior. A prova pode ser realizada em países como Argentina, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos, México, China, Coreia do Sul, Nigéria, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia e Suíça, além do Brasil.

O certificado é aceito internacionalmente por empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.
Tags: