Centro-Oeste oferece diversas opções de curso do Pronatec

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/09/2013 14:51

O curso técnico de mergulho, com três turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, mostra que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação privilegia as vocações de municípios e regiões do país. O curso está entre as centenas de opções de formação técnica gratuita no país.

Três Lagoas, com 109,6 mil habitantes, é a quarta maior cidade de Mato Grosso do Sul em população. Situada na mesorregião leste do estado, destaca-se pelo potencial turístico, com atividades de esportes e lazer em suas águas. Localizado na bacia hidrográfica do rio Paraná, o município é servido por duas sub-bacias, dos rios Verde e Sucuriú, além de ser porta de entrada, no Pantanal, para turistas que chegam das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Em 2006, sediou o Brasil Open de Jet Ski, no rio Sucuriú.

O curso técnico de mergulho tem duração de 1,2 mil horas. As três turmas começam a ter aulas na segunda-feira, 9. A conclusão está prevista para 28 de novembro de 2014.

No município cidade sul-mato-grossense, o Pronatec oferece vagas também em cursos técnicos de orientação comunitária, jogos digitais, massoterapia, informática, informática para internet, imobilizações ortopédicas, massoterapia, órteses e próteses e cuidados de idosos. As inscrições on-line podem ser feitas até o dia 16 próximo.

Em Mato Grosso do Sul, o Pronatec está presente em 25 cidades. Em Coronel Sapucaia, município de 14,1 mil habitantes, no sudoeste do estado, fica a 320 quilômetros de Campo Grande, há vagas nos cursos de meio ambiente e agronegócio. Em Sidrolândia, 43,5 mil habitantes, no centro-norte do estado, a 72 quilômetros da capital, há vagas em segurança do trabalho, vestuário, edificações, redes de computadores e eletroeletrônica. Cidades maiores, como Campo Grande e Dourados, oferecem, cada uma, sete cursos técnicos.

No Centro-Oeste, o Pronatec oferece vagas em cursos técnicos nos três estados e no Distrito Federal. Rio Verde, no sul de Goiás, tem vagas para cursos técnicos de informática, mecânica, design de interiores e eletroeletrônica. Na mesma região do estado, Itumbiara oferece vagas em enfermagem, química e segurança do trabalho. Ainda em Goiás, há cursos em Caldas Novas, Goiânia, Ceres, Goianésia, Ipameri e Piranhas.

No Distrito Federal, a oferta abrange 11 cursos. Em serviços de restaurante e bar, por exemplo, estão abertas uma turma no período da manhã, uma à noite e duas no turno vespertino. O curso, com duração de 800 horas, terá início no dia 16 próximo, com previsão de encerramento em 18 de setembro de 2014. Os demais cursos são de panificação, design de joias, redes de computadores, modelagem do vestuário, cuidados de idosos, vestuário, informática, reabilitação de dependentes químicos, programador de jogos digitais e cozinha.

Em Primavera do Leste, Mato Grosso, estão abertas mais de 300 vagas em turmas nos turnos da manhã e da tarde para técnico em segurança do trabalho. As aulas começam no dia 23 e terminam em 23 de março de 2015. A formação, com 1,2 mil horas, prepara o profissional para trabalhar em instituições públicas e particulares com fabricantes e representantes de equipamentos de segurança. O município tem vagas também para técnico em informática, edificações e eletrotécnica.

No estado, uma série de cursos é oferecida em outras cidades, como Santo Antônio do Leverger, Santa Cruz do Xingu, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres. Na capital, Cuiabá, há vagas em edificações, informática, manutenção e suporte de informática e redes de computadores.

Catálogo — Para orientar os candidatos, o Ministério da Educação elaborou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que contém informações sobre cada curso, habilidades exigidas do candidato, atividades e número de horas da formação, entre outros dados. Antes de fazer a inscrição, o candidato pode consultar o Catálogo para conhecer melhor o curso que pretende fazer.

Para concorrer às vagas do Pronatec, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou, com bolsa integral, na rede particular. A consulta por vaga deve ser feita pelo interessado diariamente, pois a garantia de ocupação só ocorre quando é feita a matrícula. Se o inscrito não fizer a matrícula no prazo de dois dias úteis após a inscrição, a vaga retornará ao sistema e será aberta.

Para efetuar a matrícula, o candidato deve apresentar os documentos, com respectivas cópias:
• Certificado de conclusão do ensino médio
• Histórico escolar do ensino médio
• Certidão de nascimento ou de casamento
• Carteira de identidade ou de trabalho, de habilitação (CNH), de identidade profissional ou passaporte
• Cadastro de Pessoa Física (CPF)
• Título de Eleitor e comprovante de votação (primeiro e segundo turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado – para maiores de 18 anos
• Certificado militar, para maiores de 18 anos e do sexo masculino
• Comprovante de residência
• Uma foto 3x4, recente.

A inscrição deve ser feita na página do Pronatec na internet. Nela, o candidato encontra informações sobre a instituição responsável pelo curso e pela certificação, o número de horas de cada curso, o turno, a data de início e de conclusão da formação.
Tags: