SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Segurança do trabalho é curso com maior oferta em Minas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/09/2013 18:11 / atualizado em 06/09/2013 18:22

Em 33 cidades de Minas Gerais ainda existem vagas em cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. A formação, que é gratuita, abrange várias áreas – da saúde à informática, do agronegócio à petroquímica, do turismo à construção de instrumentos musicais.

A pesquisa nos 33 municípios encontrou duas áreas de formação que se destacam pela abrangência – o curso técnico em segurança do trabalho têm vagas em Betim, Caparaó, Formiga, Pouso Alegre e Uberlândia. Nessas cidades estão abertas 13 turmas com opções pela manhã, tarde e noite. Outra área é o meio ambiente. Nesta, existem vagas em Betim, Brumadinho, Frei Inocêncio, Manhuaçu e Vespasiano. No conjunto, os municípios ainda têm vagas em nove turmas.

Assim como cidades de Minas Gerais, o Pronatec oferece cursos técnicos em municípios das cinco regiões do país para jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio em rede pública ou como bolsista integral em escola privada. As inscrições estão abertas até 16 deste mês, pela internet.

Atento às mudanças sociais do país, o Ministério da Educação abriu também cursos técnicos para reabilitação de dependentes químicos, cuidados de idosos e orientação comunitária. Nesta edição do Pronatec, Minas Gerais ainda tem vagas no curso de reabilitação de dependentes químicos nos municípios de Formiga e Porteirinha; em cuidados de idosos, em Betim e Porteirinha; em orientação comunitária, em Betim e Frei Inocêncio.

Ludoteca
Em Minas, os municípios de Lagoa Santa e Sabará têm vagas no curso de ludoteca. A formação tem 800 horas e prepara o profissional para receber e orientar crianças, jovens e adultos em ambientes de recreação e lazer. O mercado de trabalho desse profissional é variado – escolas, creches, hospitais, clínicas, empresas privadas, casas de festas, shopping. Em Lagoa Santa o curso tem início na próxima segunda-feira, 9, e será concluído em 30 de novembro de 2014; em Sabará, as aulas iniciam em 21 de outubro e serão encerradas em 31 de outubro de 2014. Nas duas cidades, o curso é noturno.

Catálogo
Para orientar os candidatos a cursos técnicos, o Ministério da Educação elaborou um catálogo. Ele contém informações sobre como é o curso, as habilidades exigidas do candidato, em que atividades o técnico pode trabalhar, o número de horas da formação, entre outros dados. O ministério recomenda que antes de fazer a inscrição o aluno acesse o Catálogo para conhecer o curso que pretende fazer.

Requisitos
Para concorrer às vagas do Pronatec, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. A consulta por vaga deve ser feita pelo interessado diariamente, pois a garantia de ocupação só é conseguida pelo aluno quando ele faz a matrícula.

Quando o inscrito não faz a matrícula no prazo de dois dias úteis após a inscrição, a vaga retorna para o sistema e é aberta novamente.

Documentos para a matrícula – levar os originais e cópias:

Certificado de conclusão do ensino médio

Histórico escolar do ensino médio

Certidão de nascimento ou de casamento

Carteira de Identidade, ou carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de identidade profissional.

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Título de Eleitor e comprovante de votação (primeiro e segundo turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado – para maiores de 18 anos

Certificado militar, para maiores de 18 anos e do sexo masculino

Comprovante de residência

Uma foto 3x4, recente.


A inscrição deve ser feita na página do Pronatec na internet. Ali, o candidato encontra dados como a instituição responsável pelo curso e certificação, o número de horas de cada curso, o turno em que é oferecido, a data de início e de término da formação.

Tags:

publicidade

publicidade