SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ministro Henrique Paim participa da formatura de 900 alunos do Pronatec

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/02/2014 18:01

O ministro da Educação, Henrique Paim, participou, na tarde desta sexta-feira, 21, da formatura de cerca de 900 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Vitória. Os formandos fizeram os cursos em turmas do Senai, Senac, Senat e Instituto Federal do Espírito Santo.

Para um auditório lotado, Paim destacou em sua fala a importância de um programa como o Pronatec. Segundo ele, o governo federal alcançará a meta de 8 milhões de matrículas. “O Pronatec é a expressão de um esforço de crescimento do país”, pontuou o ministro da Educação.

Os estudantes participaram de cursos técnicos em administração e em logística, além dos cursos técnicos e de formação inicial e continuada de auxiliar de pessoal, modelista, auxiliar administrativo, recepcionista de evento, auxiliar de recursos humanos, programador de sistema, organizador de eventos, montador de computadores, salgadeiro, auxiliar de crédito e cobrança, desenhista de moda, e cuidador infantil.

Até 2013, o Espírito Santo realizou 150 mil matrículas em formação inicial e continuada pelo programa. Para o primeiro semestre de 2014, o estado já pactuou mais de 135 mil novas vagas, sendo 2.500 na capital.

O Pronatec, criado em 2011, tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica e, até o final de 2014, ofertar 8 milhões de vagas. O programa atingiu, até o momento, a marca de 5,8 milhões de brasileiros atendidos.

Pesquisas
Pela manhã, o ministro visitou as instalações do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos (LabPetro), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O estado é o segundo maior produtor de petróleo no Brasil e a Ufes, por meio de ações e parcerias institucionais e da crescente produção de seus pesquisadores no entorno desta área, atua fortemente neste ambiente caracterizado por aliar pesquisa e desenvolvimento.

O LabPetro está localizado no campus de Goiabeiras, em Vitória, e é um importante centro de pesquisas na área, sendo reconhecido internacionalmente. O laboratório possui quatro patentes depositadas, sendo três premiadas, e outras quatro em andamento. Por meio do laboratório já foram apresentadas mais de 40 dissertações de mestrado e os seus pesquisadores publicaram dezenas de artigos científicos em revistas especializadas nacionais e internacionais, e por ele mais de 200 graduandos já desenvolveram projetos de iniciação científica.
Tags:

publicidade

publicidade