SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Em Pernambuco, 1.300 estudantes recebem os diplomas do Pronatec

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/06/2014 10:49

Portal MEC

Em Olinda, Pernambuco, mil e trezentos estudantes participaram, na tarde desta ultima sexta-feira, 13, da cerimônia de formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Desde 2011, o programa levou formação profissional para mais de 7,4 milhões de brasileiros. A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Educação, Henrique Paim.

De acordo com a presidenta, os cursos gratuitos do Pronatec oferecem oportunidades de capacitação necessárias ao desenvolvimento do país. “Quanto mais brasileiras e brasileiros conseguirem fazer um curso técnico, melhor para o Brasil”, disse. Durante a formatura, Dilma anunciou que a segunda etapa do Pronatec será lançada na próxima quarta-feira, 18.

O ministro Henrique Paim observou que, hoje, os jovens brasileiros sabem que a educação é a melhor forma de ascender socialmente. “Seja pela educação superior, com a lei de cotas, com o ProUni e com o Fies, e, principalmente, pela educação profissional, que abre grandes oportunidades para os jovens”, afirmou, citando o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas a estudantes de baixa renda, e o Fundo de Financiamento Estudantil, que financia estudantes de cursos de graduação. “O que nós queremos é que vocês continuem estudando para que a gente possa, cada vez mais, desenvolver o Brasil”, concluiu.

Em Pernambuco, o Pronatec já realizou 392.506 matrículas em 135 municípios, das quais mais de 170 mil foram realizadas por meio do Bolsa-Formação, que oferece vagas gratuitas nos cursos de capacitação profissional. Entre os cursos técnicos mais procurados no estado estão técnico em enfermagem, técnico em informática e técnico em radiologia.

O Pronatec, criado em 2011, tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica e, até o final de 2014, ofertar 8 milhões de vagas, totalizando um investimento de R$ 14 bilhões no período. O programa atingiu, até o momento, a marca de 7,4 milhões de brasileiros atendidos em mais de 3.800 municípios.
Tags:

publicidade

publicidade