Ensino_EducacaoProfissional

Feira Capital Estudante ocorre de 29 a 31 de outubro, em Brasília

Terceira edição do evento terá atividades para auxiliar os estudantes na escolha de sua carreira profissional

postado em 29/10/2014 15:18
Gioreley Rios, Jonas With e Marja Suhonen são representantes de embaixadas de países nórdicosOcorre até sexta-feira (31) a 3; edição da Feira Capital Estudante. Desde 2012, com o objetivo de aproximar a comunidade de novas culturas e do mercado de trabalho, o evento conta a palestras, workshops e exposições de representantes de 50 de instituições acadêmicas, cursos técnico-profissionalizantes e entidades governamentais financiadoras de estudos e projetos.

Segundo o estudante de ciência política da Dinamarca Jonas With, representante do país no evento, a feira é especialmente importante a estudantes porque auxilia na inserção ao mercado de trabalho. "Os jovens precisam ter uma ideia de onde seus estudos podem levá-los e é por isso que estamos aqui, para ajudá-los e descobrir isso", diz. Para a diplomata e representante da Finlandia, Marja Suhonen, o objetivo da feira é disponibilizar a estudantes informações relativas à gama de áreas em que podem atuar e se especializar. Nos estandes das embaixadas os interessados podem expandir sua noção de intercultulidade e esclarecer dúvidas sobre programas de intercâmbio, segundo Marja. "Quando se mora no exterior você tem oportunidade de conhecer uma cultura completamente nova e acaba aprendendo mais sobre a sua própria origem", relata. Gioreley Rios, representante da consulado sueco, explica que a presença das embaixadas na feira é uma atividade colaborativa de países nórdicos para incentivar a atividade turística na Europa. "Os interessados podem vir e conhecer peculiaridades de cada país. São seis ao total. Finlândia, Dinamarca, Suécia, Argentina, Bolívia e Espanha", diz.

Thiago Ramos, 17 anos, estudante do 2; ano do ensino médio conta que conhceu a feira por meio de amigos. O que mais chamou sua atenção sobre o evento é a possibilidade de bater papo com profissionais de diferentes campos de atuação e até com reperesenhtantes de universidades. "Nessa fase é importante conhcer mais sobre as opções do mercado para adquirir experiência. Nessa semana vou vir todos os dias, inclusive, para ver a palestra sobre o Enem", diz. Já o estudante Emmanoel Pereira, 21, afirma que seu foco é no mercado de trabalho. "O evento conta com um público bem variado, vim pela primeira para conhecer mais sobre as áreas que penso em atuar", conta.

Além de profissionais, estudantes e comunidade, o evento em sua edição atual firmou parceiria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). "Visando colocar a perspectiva profissional desses jovens em pauta e aproximá-los do mercado de trabalho, desenvolveremos essa atividade com eles durante essa semana", conta Ana Cristina Alvarenga, coordenadora do evento. "Isso tudo é apresentado amplamente de forma que esses estudantes se sintam motivados e mais confiantes para o futuro profissional", conclui.

Os convidados especiais para o evento este ano são a jornalista Glenda Kozlowski, a ex-atleta do vôlei Leila Barros e o ex-catador de lixo que se formou em medicina Cícero Pereira Batista. Nesta terça-feira, editora de Opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, ministrará a oficina Redação nota 1.000 às 15h. Durante a oficina, Dad vai ensinar as regras de ouro que podem ajudar os estudantes na hora da redação.

O cronograma completo e lista de colaboradores para o evento podem ser acessados no site da feira. www.capitalestudante.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação