SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação tecnológica

Evento reúne reitores, dirigentes e estudantes da rede federal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/11/2014 12:56

Portal MEC

Cerca de 900 pessoas, entre reitores, pró-reitores, diretores de campus e %u200Bestudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, participarão da 38ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), a partir desta segunda-feira, 10, até quinta-feira, 13, em Porto Alegre.

A Reditec, que promove debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil, é realizada há 38 anos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). É o momento em que os dirigentes da rede se reúnem para discutir as perspectivas das instituições, alinhar ações de gestão, consolidar os projetos institucionais e de governo e fomentar parcerias.

A edição de 2014 é organizada em conjunto, pela primeira vez, pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-Rio-Grandense (IF Sul). Durante a Reditec, os estudantes da rede federal participarão dos eventos Rede de Expressão, Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre) e Oficina de Inovação em Saúde.

Expressão – Aproximadamente 100 estudantes apresentarão a produção científica, tecnológica e de inovação das instituições federais de ensino gaúchas na Rede de Expressão. No total, serão 42 trabalhos, apresentados em duplas. O objetivo é oferecer um espaço para exposição, apresentação e discussão de estudos e resultados de projetos. A divulgação dos trabalhos ocorrerá no campus de Porto Alegre do IFRS, na terça-feira, 11, das 17h às 20h, e na quarta-feira, 12, das 8h30 às 19h30.

Robótica – Outra atração inédita na edição deste ano é a 3ª Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre). A competição também será realizada na terça e na quarta-feira, no campus de Porto Alegre do IFRS. A Cobre integra o Roboceti, projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), IF Sul, Instituto Federal de Goiás (IFG), IFRS, IFF e Instituto Federal Baiano, com apoio da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O Roboceti procura fomentar o interesse dos alunos pelas carreiras ligadas à ciência, à tecnologia, à engenharia e à matemática através da promoção da pesquisa de robótica nos institutos federais.

Saúde – Cerca de %u200B43 estudantes de cursos técnicos e de tecnologia de diversas áreas profissionais dos institutos federais da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Farroupilha, Sul-Rio-Grandense e do Rio Grande do Sul buscarão ideias e soluções inovadoras para os desafios propostos pelos hospitais universitários federais, com atenção especial para novos serviços e produtos em saúde.

Os grupos de trabalho contarão com a participação de alunos e professores do grupo MedHacker da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Setec. Os temas desse encontro serão a prevenção à cegueira, a situação de risco ao idoso, o hospital 2.0 e o hospital amigo do idoso.

Tags:

publicidade

publicidade