SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Programa capacita professores para o ensino em aulas práticas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/12/2014 09:47 / atualizado em 31/12/2014 09:48

Portal MEC

O Programa de Capacitação em Aulas Práticas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contemplou, no segundo semestre de 2014, um total de 98 professores de 25 instituições da rede. Foram ofertados cursos nas áreas de agropecuária, edificações, eletrotécnica, automação industrial e mecânica. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O objetivo central do programa é a promoção da formação continuada de professores em aulas práticas, o intercâmbio das experiências em práticas de ensino e a consequente elevação da formação discente nas instituições. O programa prevê ainda a elaboração de material didático que estará disponível para toda a rede. O recurso é originário do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional.

Subdivido em três fases, cada curso tem carga horária de 160 horas. A capacitação ocorre no formato presencial e também a distância. Os cursos foram ofertados pelos institutos federais de Brasília, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Sul de Minas, de Santa Catarina e da Paraíba.

De acordo com Romilda Fátima de Campos, assessora técnica do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) da Setec, o número de vagas no programa deve ser ampliado para mil em 2015. “A meta é ampliar exponencialmente as vagas para o próximo ano. Assim, pretendemos que os professores que já foram capacitados em 2014 possam servir como multiplicadores”, disse.

publicidade

publicidade