SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Em SP, torneio de ensino profissional inova para atrair público

WorldSkills Competiton é realizada pela primeira vez no Brasil, em agosto. Visitação será gratuita

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/06/2015 17:34 / atualizado em 10/06/2015 17:55

WorldSkills/divulgação
Com expectativa de atrair um público de 200 mil pessoas, a WorldSkills Competition, maior competição de educação profissional do mundo, ocorre pela primeira vez na América Latina, no Anhembi Parque, em São Paulo, entre 12 e 15 de agosto. A fim de aprimorar a experiência dos visitantes, serão oferecidas atividades como rotas de visitação, visitas guiadas e educativas, eventos paralelos, programa de conferências, plataforma digital, entre outras. As ações fazem parte do projeto Visitor experience. Com exceção do ciclo de palestras, a visitação será gratuita.

Durante a competição, jovens de mais de 60 países disputarão provas em 50 categorias. Uma das atrações do evento são os Pontos do Conhecimento (Knowledge Spots), espaços reservados nas áreas de provas das ocupações para que os visitantes experimentem atividades interativas que envolvem habilidades e conhecimentos específicos de cada uma das ocupações em que os estudantes competem. Essas atividades serão mediadas por professores e alunos do Senai e do Senac que, com o uso de ferramentas tradicionais, simulações 3D e vídeos, darão orientações e informações aos visitantes sobre o evento, as ocupações e as profissões relacionadas a cada uma delas.

A organização da WorldSkills São Paulo 2015 também elaborou diferentes rotas de visitação guiada, segmentadas por público e itinerário, que cobrem as diversas áreas do Anhembi Parque. O objetivo é organizar o fluxo e o acesso dos alunos ao evento, já que é esperado um total de 67 mil estudantes do Senai, Sesi, escolas públicas, particulares e instituições de ensino profissional (acompanhados de seus respectivos professores) para visitar a competição.

Como a visitação tem caráter educativo, serão disponibilizados aos professores materiais didáticos para preparação prévia dos estudantes, com o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Dessa forma, pode-se relacionar os conteúdos curriculares (matemática, linguagem, ciências naturais e ciência sociais) às informações sobre as ocupações da competição e também trabalhar conhecimentos gerais e específicos por meio de atividades interdisciplinares. Outro atrativo do evento é o espaço Cyber, voltado para a descontração dos visitantes. Com uma área de 500 m², ele contará com uma praça de alimentação com food trucks, parede de escalada, interações, jogos educativos diversos e espaço de descanso e leitura.

Calendário de visitação pública e gratuita

» 12 de agosto: das 10h às 17h
» 13 e 14 de agosto: das 9h às 17
» 15 de agosto: das 9h às 16h
» Mais informações: www.worldskillssaopaulo2015.com

publicidade

publicidade