Ensino_EducacaoProfissional

Em agosto, Brasil sedia a maior competição de profissões técnicas do mundo

O DF terá um representante na competição: Wilker Grassioti de Sousa, 20 anos, vai concorrer ao posto de melhor jovem técnico em refrigeração e ar-condicionado na WorldSkills Competition, que vai de 11 a 16 de agosto

postado em 27/07/2015 18:51

Wilker será o único representante da capital federal na disputaA cidade de São Paulo reunirá 1.230 competidores de 63 países de cinco continentes, 800 voluntários e cerca de 120 mil visitantes entre 11 e 16 de agosto na WorldSkills Competition, no Anhembi Parque. A competição de profissões técnicas ocorre a cada dois anos e, desta vez, dá um ânimo a mais para os competidores do Brasil que poderão concorrer em casa. Professores, estudantes e outros interessados podem visitar o evento. Também é possível marcar visitas guiadas.

Entre os 56 jovens da delegação brasileira, um é do DF: Wilker Grassioti de Sousa, 20 anos, vai concorrer ao posto de melhor jovem técnico em refrigeração e ar-condicionado. Ele segue os passos do irmão - Willian Grassioti de Sousa, 23, que foi o grande vencedor da mesma categoria na WorldSkills de 2011, realizada em Londres - e do pai - que também é um profissional da área. ;Treino de segunda-feira a sábado. Chego às 8h e saio às 19h, às vezes, até mais tarde. No fim do ano, só parei no Natal. Enquanto todo mundo estava em casa aproveitando, fiquei aqui com meu treinador;, diz, rindo.

[SAIBAMAIS]O jovem, que fez cursos de qualificação nas áreas de eletricidade e de refrigeração no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Taguatinga, tem praticado num grande galpão na unidade do Senai no Guará. Diante de jurados e da plateia, ele terá duas missões na competição: montar as partes elétrica e mecânica de uma pista de gelo e identificar e reparar defeitos de condicionadores de ar do tipo piso-teto, numa disputa com outros 30 estudantes. Wilker teve dois anos de preparação até a competição mundial, depois de passar por seletivas regional e nacional. Quando terminar a disputa internacional, ele pretende estudar engenharia mecânica.

Calendário
WorldSkills Competition São Paulo 2015
; De 11 a 16 de agosto, no Anhembi Parque

Visitação pública e gratuita:

; 12 de agosto: das 10h às 17h
; 13 e 14 de agosto: das 9h às 17
; 15 de agosto: das 9h às 16h
; Mais informações pelo site

Para competir na próxima
Interessados em participar da próxima WorldSkills em 2017 devem passar por seletivas regionais organizadas pelo Senai. Os pré-requisitos para participar são ter menos de 22 anos e integrar um dos 74 países-membros da WorldSkills International. Para as áreas de rede de cabeamento estruturado, mecatrônica, desafio de construção por equipes e manutenção de aeronaves, os competidores podem ter até 25 anos. Informações pelo site.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação