SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Pesquisadores brasileiros recebem homenagem em Brasília

Premiação Capes-Elvesier 2015 será entregue nesta quinta-feira (12). Ex-ministro da Educação está entre os premiados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/11/2015 16:18 / atualizado em 11/11/2015 20:00

Nove cientistas irão receber nesta quinta-feira (12) o prêmio Capes-Elvesier 2015, que homenageia instituições e pesquisadores em vários países por suas atuações na orientação de mestrandos e doutorandos. Entre os homenageados desta edição está o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro (confira a lista completa abaixo).

 

O evento de premiação será realizado às 20h, no Hotel Brasília Palace. Entre os critérios adotados para a seleção dos vencedores estão pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na ferramenta de pesquisa Scopus e orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes.

Confira o currículo dos homenageados pelo prêmio Capes-Elvesier 2015:

 

Cibele Comini Cesar (Ciências Sociais Aplicadas) – UFMG

Vencedora na categoria Ciências Sociais Aplicadas, Cibele Comini César é professora associada do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, desde 1983. Trabalha com modelagem estatística, em parceria com pesquisadores da Saúde Pública e da Demografia. Tem interesse especial em análise de dados que apresentam estrutura de correlação, sejam eles transversais (multinivel) ou longitudinais.

 

 

Marcus Lira Brandão (Ciências Humanas) – USP Ribeirão Preto

Professor titular da USP desde 1988, Marcus Lira Brandão é Pesquisador 1A do CNPq. Possui cerca de 205 artigos indexados nas principais bases de dados internacionais, com mais de 5.000 citações na literatura. É fundador do Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC), sediado em Ribeirão Preto.

 

Sergio Tufik (Ciências da Saúde) – UNIFESP

Professor titular do departamento de Psicobiologia da Unifesp, Sergio Tufik é também coordenador do centro de estudos do sono, no Instituto do Sono. É assessor científico da FAPESP e CAPES. Preside a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e é membro da Sociedade Brasileira de Sono, Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, Federação Latino-americana de Sociedades de Sono, American Association of Sleep Medicine, Sleep Research Society, World Federation of Sleep Research and Sleep Medicine, World Association of Sleep Medicine, European Sleep Research Societies e American Association of Clinical Chemistry.


João Santana da Silva (Ciências Biológicas) – USP Ribeirão Preto

Com atuação principal em pesquisas sobre Regulação da Resposta Imune, João Santana da Silva é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Pesquisador 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, coordenador da Área de Ciências Biológicas III da CAPES e Presidente da Fundação Instituto Polo Avançado em Saúde.


Luiz Pereira Calôba (Engenharias) – UFRJ

Luiz Pereira Calôba é engenheiro eletrônico e ingressou como docente na UFRJ em 1974, onde é, hoje, professor titular, atuando na COPPE e Escola Politécnica. Atualmente, sua área de pesquisa principal é em processamento de sinais e aplicações, com interesse especial em redes neurais. Já orientou ou co-orientou 18 teses de doutorado e 60 de mestrado e tem cerca de 300 trabalhos publicados, dos quais mais da metade em periódicos internacionais. Em 2007, recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Já em 2011 foi escolhido Honorary Chairman do IEEE - International Symposium on Circuits and Systems, congresso internacional mais importante da área, e foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia, em 2013. Atuou como consultor ad-hoc para diversas agências financiadoras, como CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, FAPERGS.


João Batista Teixeira da Rocha (Multidisciplinar) – UFSM

Premiado na categoria ‘Multidisciplinar‘, João Batista Teixeira da Rocha é professor associado da UFSM desde 2006. Atua na área de bioquímica, toxicologia e papel do estresse oxidativo em patologias. Possui experiência na área de toxicologia, sistema nervoso central, incluindo psicofarmacologia e desenvolvimento, farmacologia de organocalcogênios e interação entre calcogênios e tióis. Participa de atividades relacionadas ao ensino de ciências e como melhorar o ensino de ciências por meio da interação entre cientistas e estudantes e professores do ensino médio e fundamental.

Sergio Luis Costa Ferreira (Ciências Exatas e da Terra) – UFBA

Professor titular da UFBA, Sergio Luis Costa Ferreira é membro da Academia Brasileira de Ciências e, também, da Academia Baiana de Ciências. É bolsista de produtividade em pesquisa 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fez parte do Comitê de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação da CAPES (Química), do Comitê Assessor de Química do CNPq no período de 2010-2014 e também da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Já orientou 34 teses de doutorado e 28 dissertações de mestrado. Além disso, o professor Ferreira publicou dois livros e mais de 200 artigos os quais têm mais de 6000 citações e índice H igual a 45.


Luiz Antonio Martinelli (Ciências Agrárias) – USP

O Luiz Antonio Martinelli é professor titular da USP desde 1985. Atua no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, no câmpus de Piracicaba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Dinâmica de Ecossistemas Tropicais utilizando isótopos estáveis como traçadores dos ciclos do carbono, nitrogênio e água.


Marcello Casal/Agência Brasil
Renato Janine Ribeiro (Letras, Linguística e Artes) - USP

Professor titular da USP na disciplina de Ética e Filosofia Política, Renato Janine Ribeiro atua na área de filosofia política, com ênfase em teoria política. Trabalha na instituição desde 2010. Foi ministro de estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015. Possui 89 capítulos de livros e 18 livros editados. Publicou 77 artigos em periódicos especializados, 11 trabalhos em anais de eventos e 18 prefácios e/ou posfácios. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997) e a Ordem de Rio Branco (2009). Em 2008, presidiu o I Congresso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca. Concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura e depois apresentados na TV Globo, sendo a primeira de seis programas sobre Dilemas e a segunda, também de 6 programas, sobre Liberdade. Foi consultor do Novo Telecurso, para a disciplina de Filosofia.

publicidade

publicidade