SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação tecnológica

Universidade finlandesa adota projeto de professor brasileiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/02/2016 17:16

Portal MEC

A Universidade de Ciências Aplicadas Hamk, da Finlândia, vai adotar projeto de podcast do professor brasileiro Damione Damito Sanches, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O projeto, Podcast Papo de Professor, será usado em programas de capacitação da instituição europeia.

 

No podcast, Damione discute com professores e pesquisadores temas relacionados à educação profissional. Para ele, a vantagem dessa mídia é a flexibilidade e o alcance. Em pouco mais de nove meses no ar, são 22 programas produzidos, metade deles na Finlândia, quando o professor participava de capacitação do programa Professores para o Futuro, em 2015.  Além de oferecer o conteúdo de forma gratuita, o Papo de Professor será usado como material didático em novas turmas do programa, na Hamk.

 

“O alcance geográfico não tem limites, uma vez que o conteúdo está na internet, e o custo de produção é muito baixo”, diz o professor. Ao assinar o podcast, o usuário recebe informações sobre cada programa disponível. “O próprio usuário seleciona o tema de seu interesse e define horário e local de acesso ao conteúdo”, afirma. “O acesso é possível no deslocamento para o trabalho ou em uma viagem, por exemplo; é muito prático e dinâmico.”

 

O projeto surgiu durante aula sobre novas mídias na educação eletrônica e educação a distância. “A proposta era criar uma ferramenta para contribuir no processo de formação continuada do docente” diz Damione. “Então, veio a ideia do podcast, uma mídia da qual eu já era usuário e que tem grande potencial de uso na educação.”

 

Para o coordenador do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Paulo Henrique de Azevedo Leão, o projeto de Damione é um exemplo de ação de inovação interna. “Estamos colhendo bons frutos no programa de capacitação em parceria com os finlandeses”, afirma.

 

“Nossos professores estão aprendendo a cultura da inovação externa, quando desenvolvem alguma tecnologia para o setor produtivo, e a interna, como é o exemplo do trabalho do professor Damione, uma ação com aplicação em sua instituição.”

 

Tais iniciativas, segundo o coordenador, têm reflexos diretamente na ampliação da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

 

Programa — Realizado pela Setec, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa Professores para o Futuro promove capacitação de docentes dos institutos federais, nas universidades de ciências aplicadas da Finlândia, em atividades de pesquisa aplicada, inovação pedagógica e educação profissional. Já participaram da capacitação, em duas turmas, 62 professores, em 2014 e 2015. O resultado do processo de seleção para a terceira turma deve ser divulgado no dia 24 próximo. Os novos selecionados devem iniciar as atividades em março.

O podcast Papo de Professor está disponível na internet para assinatura.

publicidade

publicidade