Educação profissional

Inscrições para capacitação em inglês nos EUA estão abertas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/06/2016 18:47

Fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para o ensino da língua inglesa estão entre os objetivos da chamada pública para capacitação de professores de língua inglesa. As inscrições vão até 15 de julho próximo. No total, 76 vagas são ofertadas para a capacitação nos Estados Unidos.

 

Os professores selecionados farão o curso entre julho e agosto próximos, em até oito semanas, com atividades em instituições consorciadas com o Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos.

 

Esta é a segunda etapa da chamada pública para capacitação em língua inglesa, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Ao fazer a inscrição, os candidatos terão de apresentar carta de intenções, na qual devem expor a motivação em participar do programa e a forma de aplicação, no retorno ao Brasil, dos conhecimentos adquiridos na capacitação. É necessário também indicar ações e atividades que pretendem desenvolver, como contrapartida, na instituição de origem ou em escolas da rede pública em ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

 

Serão aceitas as inscrições de professores de inglês em efetivo exercício em institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas a universidades federais e no Colégio Pedro II.

 

O candidato deve ter nacionalidade brasileira e obtido nota mínima no exame Toefl [test of english as a foreign language], além de proficiência em língua inglesa. Estarão impedidos de se inscrever aqueles que recebem ou receberam bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

 

As inscrições devem ser feitas na página da Capes na internet. Mais informações nos endereços eletrônicos setec.capes.nova@mec.gov.br e setec-nova@capes.gov.br e na retificação da Chamada Pública nº 1/2015 do programa Setec-MEC/Nova. O extrato da retificação da chamada pública foi publicado no Diário Oficial da União dia 2 último.

 

Teste Estudantes dos cursos técnicos de nível médio das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica podem fazer gratuitamente o test of english for international communication (Toeic Bridge) para certificação de proficiência em língua inglesa. Os estudantes devem comunicar o interesse aos professores de língua inglesa das unidades da rede até o dia 29 de julho próximo.

 

De acordo com o edital que regulamenta a oferta do Toeic, todas as instituições que integram a Rede Federal estão aptas a atuar como centros aplicadores do teste. As instituições ofertarão as vagas de acordo com a infraestrutura disponível e o quantitativo de avaliadores certificadores para aplicação do teste.

 

O Toeic é referência para avaliar a capacidade de compreensão e expressão de um estrangeiro em língua inglesa em atividades do dia a dia, principalmente em situações voltadas para o mercado de trabalho, fator que o diferencia de outros testes de proficiência.

 

O Edital nº 25, de 2016, que abre inscrições para a demanda 1 do Toeic Bridge pelo programa Idiomas sem Fronteiras (inglês) e amplia a participação da educação profissional e tecnológica no programa, foi publicado no Diário Oficial da União de 3 de março deste ano, seção 3, página 41. 

 

Mais informações no manual do Toeic Bridge. As inscrições para o teste devem ser feitas na página do Idiomas sem Fronteiras na internet.