Ensino_EducacaoProfissional

Embaixadora pede pressa em acordo de parceria em educação técnica

postado em 11/08/2016 19:15

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, solicitou celeridade na progressão de uma parceria assinada pela presidente afastada Dilma Rousseff em visita a Washington, em junho de 2015. O documento trata de uma cooperação em educação técnica e profissionalizante, com aumento da colaboração entre instituições educacionais dos dois países. A embaixadora foi recebida pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, 11.

Atualmente, o processo está no Ministério das Relações Exteriores, e precisa passar pela Casa Civil antes de chegar ao Congresso Nacional. ;A cooperação de educação entre Estados Unidos e Brasil tem muitos bons resultados, mas podemos aumentar essa estatística;, advogou a embaixadora Ayalde.

;Expresso o desejo não só de manter a nossa parceria, mas também de intensificar a relação entre os nossos países. As universidades norte-americanas são as de maior qualidade do mundo, com pesquisas de referência para as instituições brasileiras;, afirmou o ministro durante o encontro, em que foram tratados acordos de cooperação tanto na área da educação básica quanto da educação superior.

O ministro se mostrou interessado no projeto, especialmente na parte de pós-graduação. ;Toda cooperação que diga respeito à pós-graduação via Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e toda política de fomento a mestrado e doutorado no exterior será estimulada e, se possível, ampliada;, garantiu Mendonça.

O ministro também propôs um novo formato de intercâmbio: o de secundaristas de baixa renda, para aprender o idioma no país estrangeiro. ;Queremos que os alunos de escolas públicas do Brasil possam estudar inglês nos Estados Unidos por um semestre, como os garotos com alta renda já fazem hoje em dia;, comentou o ministro.

A ideia foi bem recebida pela embaixadora. Atualmente, a instituição americana tem o programa Jovens Embaixadores, que seleciona estudantes de baixa renda para passar três semanas viajando pelos Estados Unidos. ;O tema da baixa renda é um objetivo nosso em qualquer etapa de ensino. A sede, o interesse a qualificação dos candidatos é muito maior do que podemos prover sozinhos. Temos apenas 50 vagas e recebemos 16 mil inscrições em 2016. É bonito ver como os jovens crescem como líderes, ganham em autoestima. Essa cooperação acaba com preconceitos de todos os lados;, comemora a embaixadora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação