SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Olimpíada do Conhecimento

Estudantes de Sobradinho apresentam projeto de robótica

Estande do governo de Brasília no Ginásio Nilson Nelson terá ainda material do Planetário, do Arquivo Público e da UnB. Evento nacional vai até domingo (13)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/11/2016 20:02 / atualizado em 10/11/2016 20:07

Gabriel Jabur

Lorrane Tintino e Wesley de Souza, respectivamente de 17 e 16 anos, integram um projeto de robótica do Centro de Ensino Fundamental 8, de Sobradinho. Sob a orientação do professor Alexandre Zeitune, a dupla e mais quatro colegas expuseram nesta quinta-feira (10), no estande do governo de Brasília na Olimpíada do Conhecimento, os trabalhos feitos nas aulas da turma de altas habilidades da regional de ensino.

 

 

Trata-se de produtos projetados e desenvolvidos pelos próprios estudantes. “Nosso objetivo é difundir a robótica educacional na escola”, resume Zeitune. Além de produzir o material, os alunos atuam como multiplicadores na unidade de ensino. “A gente faz parte do programa Educador Social Voluntário, da secretaria [de Educação]. Nele ensinamos a colegas as metodologias para construir essas máquinas”, explica Lorrane.

Além do apoio da diretoria para executar as atividades, os alunos são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Fomos escolhidos após apresentarmos nosso trabalho na Mostra Nacional de Robótica do ano passado”, diz Wesley, sobre o evento ocorrido em Uberlândia (MG) no fim de 2015.


Outros trabalhos de alunos do DF na Olimpíada do Conhecimento
Uma das maiores competições de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento contará com a exposição de trabalhos pedagógicos com temas transversais no estande do governo de Brasília, que também terá ações da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil.

Além do projeto de robótica do Centro de Ensino Fundamental 8, a Secretaria de Educação apresentará trabalhos de cerca de cem estudantes da rede pública sobre física e química a serviço da alimentação; agroenergia e biodiesel; combate ao mosquito Aedes aegypti; importância dos metais e minerais no desenvolvimento social, econômico, tecnológico e sustentável; plástico de batatas; repelente natural; e foguetes.

Os projetos ficarão expostos até amanhã (11), quando a coordenação do estande fica a cargo da Educação. Além disso, medalhistas dos Jogos Escolares participam do evento expondo troféus e medalhas da competição.


Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação no estande do governo de Brasília

No sábado (12) e no domingo (13), a Casa Civil comanda o espaço. De acordo com o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar, a ideia é levar para a olimpíada parte do material exposto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorrida em outubro.

A pasta terá o apoio de três instituições. A Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília, levará amostras de solo e alguns alimentos para degustação; o Planetário estará com painéis fotográficos de galáxias, nebulosas planetárias e constelações da exposição Universo Surpreendente; e o Arquivo Público do Distrito Federal distribuirá uma publicação referente aos fatos históricos mais relevantes da capital federal de sua criação até 2010.

Segundo Aguiar, a função do espaço é despertar na juventude o interesse pela formação profissional. “Além disso, mostrar a importância de aliar todo o conhecimento educacional às questões relacionadas com inovação, ciência e tecnologia.”


Sobre a Olimpíada do Conhecimento
Promovido a cada dois anos, o torneio reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na olimpíada são avaliados conhecimentos teóricos e práticos, habilidades intelectuais e atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional.

 

Agência Brasília

publicidade

publicidade