Capacitação

Comitê define diretrizes sobre eficiência em energia renovável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/03/2017 18:43

O Comitê Temático de Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética esteve reunido nesta terça-feira, 14, em Brasília, a fim de definir estratégias para 2017. O comitê é formado por gestores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e por representantes de instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

O comitê foi criado em 2015 e, desde então, vem elaborando propostas para o setor, como a implementação de novos cursos, o mapeamento das necessidades do mercado e especificações de equipamentos de infraestrutura. É um trabalho com diversas frentes de atuação, que constam de um programa que em breve deverá ser anunciado pelo Ministério da Educação.

 

“O que a gente está tentando propor são ações criativas, consideradas essenciais nos dias de hoje para, num primeiro instante, reduzir o custeio das instituições”, explicou o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Romero Portella. “Depois, podemos jogar essa eficiência no núcleo básico delas, ou seja, na preparação dos alunos, certificação, pesquisas e inovações”.

 

Segundo Romero Portella, o objetivo é colocar os institutos na vanguarda do ensino e da eficiência energética e entrar no mercado, já que existe uma demanda reprimida no país. O trabalho envolve 41 unidades da rede federal, que tem 644 campus. Na visão do diretor, é um desafio. “Precisamos da adesão de todas elas, partir para a otimização de recursos e conquistar parceiros externos, públicos ou o privados”.

 

 

Portal MEC