Ensino_EducacaoProfissional

Embrapii lança nova chamada pública para polos de inovação

postado em 17/03/2017 20:12

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lançou nesta sexta-feira, 17, chamada pública para selecionar três institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, que desenvolvem parcerias com empresas do setor industrial, para estruturação de polos de inovação industrial. O financiamento é de até R$ 3 milhões por polo credenciado.

Para concorrer, os institutos federais devem possuir área de competência alinhada à política de ciência, tecnologia e inovação e à política nacional de educação brasileira. Além disso, é preciso ter equipe e infraestrutura próprias para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Outro requisito é desenvolver política ou diretriz de propriedade intelectual (PI) aprovada e vigente, como também comprovar experiência no desenvolvimento de projetos por meio da apresentação de lista qualificada de projetos contratados com empresas no período compreendido entre 2014 e 2016.

Os polos de inovação industrial da Embrapii buscam interação entre as cadeias produtivas da indústria com a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD) e atuam também como apoio à formação profissional dos setores de base tecnológica.

As primeiras chamadas públicas da Embrapii aconteceram em 2014 e 2015 e selecionaram cinco institutos federais: da Bahia ; IFBA/PI Salvador (tecnologia em saúde); Ceará ; IFCE/PI Fortaleza (sistemas embarcados e mobilidade digital); Espírito Santo ; IFES/PI Vitória (metalurgia e materiais); Minas Gerais ; IFMG/PI Formiga (sistemas automotivos inteligentes); e Rio de Janeiro ; IFFluminense/PI Campos dos Goytacazes (monitoramento e instrumentalização para o meio ambiente).

Inovação

A Embrapii é uma organização social resultante de contrato entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

Sua missão é apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas.

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação