Educação profissional

Instituto Federal de Brasília abre 1,4 mil vagas em cursos técnicos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/04/2017 20:04

O Instituto Federal de Brasília (IFB) vai abrir 1,4 mil vagas em 27 cursos técnicos gratuitos de diferentes modalidades, em diversas áreas. Os interessados têm de 17 de abril a 8 de maio até as 18h para fazer a inscrição no processo seletivo. A seleção é feita por meio de sorteio eletrônico público.

 

São oferecidas vagas nos três turnos – matutino, vespertino e noturno – em três modalidades: integrada, concomitante e subsequente. Na primeira, os cursos técnicos são aliados ao ensino médio, por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), para estudantes maiores de 18 anos que cursaram apenas o ensino fundamental.

 

Na modalidade concomitante, o aluno faz o curso técnico no IFB e o ensino médio em outra escola. Esta é voltada para aqueles que já estejam matriculados em outra instituição. Já a subsequente é para os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam uma qualificação técnica.

 

A diretora de Políticas Estudantis do IFB, Ana Carolina Simões, afirma que o público atendido é diverso. “São, na maioria, estudantes trabalhadores”, observa. “Temos uma grande diversidade de alunos de várias regiões de Brasília que têm visto dentro do IFB não só a possibilidade de conclusão do ensino médio, mas de profissionalização.”

 

Segundo Ana Carolina, aproximadamente 60% das vagas oferecidas são destinadas às políticas de cotas para pessoas oriundas de escolas públicas; para negros, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e com baixa renda. As aulas começam no dia 26 de julho.

 

O quadro de vagas e outras informações podem ser obtidas na página eletrônica do Instituto Federal de Brasília.

 

Portal MEC