Educação profissional

Instituto de Minas Gerais oferta curso de produção de biogás

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/04/2017 21:20

Como forma de incentivar o uso de energias limpas, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) promove na primeira quinzena de maio um curso sobre a produção de biogás para técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Um dos caminhos para a geração deste gás – proveniente da decomposição de matéria orgânica e passível de se transformar em energia elétrica – é o tratamento do esgoto sanitário.

 

O curso terá 40 horas de duração, dividido em cinco módulos. “Queremos motivar, mostrando a importância desses técnicos no tratamento do esgoto e água e como isso pode ser reaproveitado para geração de gás e de energia”, disse o pró-reitor de pesquisa do IFMG, Neimar Freitas, que tem a expectativa de que outra turma seja aberta ainda neste semestre. “Queremos ampliar a parceria com a Copasa para outras formações, podendo evoluir para o campo de desenvolvimento de pesquisas.”

 

Outros institutos federais vão oferecer capacitações semelhantes a técnicos de companhias de saneamento brasileiras. Os cursos decorrem de uma qualificação promovida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), que mantém parceria com o Brasil. A Alemanha é um dos países pioneiros no uso de energia limpa. “O IFMG trata da produção de biogás em vários cursos, mas um curso específico sobre o tema é algo que podemos desenvolver no futuro como desdobramento destas parcerias”, completou Neimar Freitas.

 

Portal MEC