Ensino_EducacaoProfissional

Pronatec abre inscrições para cadastro reserva de professor bolsista

Solicitações devem ser feitas pela internet, e o resultado final sairá em 17 de julho

postado em 29/05/2017 21:12

As inscrições do processo seletivo simplificado para formação de cadastro reserva de professores bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) serão abertas à zero hora desta terça-feira (30) e seguem até as 23h55 de 9 de junho. A seleção se dá no âmbito da Secretaria de Educação do DF.

Serão oferecidas vagas para atuação:

  • Na Unidade de Ensino do Centro de Educação Profissional ; Escola Técnica de Saúde de Planaltina
  • No Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Cemi-Gama)
  • Na Escola Técnica de Brasília

O processo seletivo ainda inclui vagas para as Unidades de Ensino Remotas, como a Faculdade Dulcina e a Casa do Cantador. As informações constam no , publicado no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (29).

Organizado pela Banca Examinadora Central, o processo seletivo simplificado constará de prova de títulos dos candidatos, conforme critérios apresentados no edital. A seleção terá validade de um ano, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no endereço . Caso o candidato não consiga realizá-la deverá enviar e-mail na aba de contato disponível na página de inscrição indicando o motivo pelo qual não conseguiu.

Apenas será autorizada a inscrição presencial para os candidatos que entrarem em contato via e-mail e o problema não seja solucionado a tempo.

No ato, o candidato deverá anexar uma ficha para cada curso ou componente curricular que deseja se inscrever, conforme descrito no edital.

Requisitos para participar e carga horária

Entre os requisitos para participar estão: ser brasileiro, ter formação compatível com a área pretendida, idade mínima de 18 anos e tempo disponível para atender as atividades do Pronatec, quando o candidato for servidor público.

Deve-se ainda estar em dia com as obrigações eleitorais e não ser servidor com cargo comissionado ou função de confiança de qualquer natureza, exceto se optar pela exoneração.

Os professores da rede pública de ensino podem concorrer às vagas desde que não comprometam as atividades regulares na Secretaria de Educação.

São cinco tipos de cargo para professor:

  • Para cursos de formação inicial e continuada
  • Para cursos técnicos com modalidade presencial
  • Mediador (somente modalidade educação a distância)
  • Formador (somente modalidade educação a distância)
  • Para técnico em enfermagem ; programa .

Para concorrer ao cargo de professor mediador ou formador, na modalidade de educação a distância, é obrigatória formação em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem ou experiência comprovada como formador ou tutor na área.

Para os cursos em que não houver formação profissional de nível superior ou equivalente, será admitida a contratação por notório saber, devidamente avaliado.

A carga horária máxima semanal varia entre 40 horas ou de acordo com a da disciplina. O valor da hora efetiva trabalhada é de R$ 30 ou R$ 50, de acordo com o cargo.

A convocação dos candidatos obedecerá a ordem de classificação no processo seletivo e será feita por e-mail. O candidato terá um dia útil para manifestar interesse ou não. O resultado final sairá em 17 de julho.

Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação