SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Cotas para negros poderão chegar a todas as universidades públicas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/05/2012 12:00

Agência Câmara

O secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mário Lisboa Teodoro, disse há pouco que o governo federal está preparando um programa nacional de ação afirmativa com cotas para negros em todas as universidades públicas, inclusive para cursos de mestrado e doutorado. Além disso, as cotas entrariam no mercado de trabalho, no serviço público e nas empresas que prestam serviços ao governo.

Mário Lisboa Teodoro participa de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público sobre os 10 anos do sistema de cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

O secretário disse ainda que as políticas atuais do governo federal reduzem a pobreza, mas não a desigualdade entre negros e brancos. Segundo ele, as notas dos universitários que entram pelas cotas são iguais ou maiores que as dos demais. Ele afirmou ainda que muitos intelectuais que criticam o sistema de cotas se formaram em universidades norte-americanas em vagas destinadas exclusivamente aos países latino-americanos, ou seja, também por um sistema de cotas.

publicidade

publicidade