SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Universitários

Inscrições para Semana Universitária podem ser feitas até dia 31

Edição 2012 terá como tema ciência, inovação tecnológica e sociedade. As atividades serão realizadas em outubro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/07/2012 00:00 / atualizado em 03/08/2012 20:52

Adriana Bernardes

Até o dia (31/7), professores, servidores técnico-administrativos e pesquisadores colaboradores da Universidade de Brasília podem inscrever propostas de atividades que irão compor a programação da Semana Universitária 2012, que acontecerá entre os dias (22/10) e (26/10) de outubro. O tema da edição deste ano é Ciência, Inovação Tecnológica e Sociedade: o projeto da UnB 5 décadas depois, integrando a programação de comemoração dos 50 anos de criação da Universidade. “Não há nada mais atual que esse tema. Vamos analisar os pilares da construção conceitual da UnB e ver como eles se relacionam com o projeto atual da Universidade”, comenta o decano Oviromar Flores, do Decanato de Extensão (DEX)

As inscrições online de propostas para a programação do evento podem ser feitas no Sistema de Informação de Extensão – SIEX clique aqui. A análise das propostas, que podem ser apresentadas pela comunidade universitária dos quatro campi da UnB (Darcy Ribeiro, Faculdade UnB Ceilândia, Faculdade UnB Planaltina e Faculdade UnB Gama), será feita na primeira semana de agosto. veja aqui o edital sobre a Semana Universitária 2012).

A abertura das inscrições da Semana Universitária 2012 foi instalada a partir do lançamento e assinatura do edital ocorridos no dia 6 de junho. Oviromar diz que uma das metas da Semana é aumentar a presença de estudantes do ensino básico na Universidade. “A universalidade do acesso é uma prioridade da atual gestão e a UnB é uma universidade que ponteia essa questão no sentido das cotas e políticas de afirmação”, afirma.

Para Eliane Santos, diretora técnica de Extensão e coordenadora geral da comissão organizadora da Semana Universitária, o evento é uma ferramenta de difusão dos trabalhos universitários não só para o público externo, mas para o interno também. “É um momento de troca de conhecimento e de conexões. Trata-se de uma oportunidade de fomentar as práticas acadêmicas numa perspectiva multidisciplinar e transversal, um dos maiores objetivos do DEX”, comenta.

Os autores de propostas que forem aceitas na programação têm direito a uma certificação. No caso dos docentes, essa certificação contribui na avaliação de desempenho. “Infelizmente no corpo discente isso não é possível, pois são ações eventuais, não continuadas”, diz Eliane. “De toda forma, a participação só traz benefícios. Ela contribui para a formação de todos os envolvidos e condiz com o grande compromisso de responsabilidade social da Universidade, o que ganha uma relevância ainda maior no ano em que a UnB celebra seus 50 anos”, acrescenta.

HISTÓRICO - Há mais de uma década, a Universidade de Brasília promove a Semana Universitária, para acolher a sociedade em torno de uma programação direcionada à divulgação dos trabalhos produzidos e à promoção de diálogo com diferentes públicos. A Semana Universitária é  atividade prevista no calendário universitário, conforme decisão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE).

Além de descortinar o horizonte da ciência, inovação tecnológica e sociedade, a Semana irá homenagear seus criadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, bem como prestará homenagem póstuma a Seu Teodoro, precursor das danças e cantigas do bumba-meu-boi e do tambor de crioula, fundador do Centro de Tradições Populares de Brasília, que foi servidor da UnB por três décadas (leia mais aqui).
Tags:

publicidade

publicidade