Ensino_EnsinoSuperior

Fim da greve na UnB foi golpe, afirmam representantes do comando local

postado em 17/08/2012 19:53

Representantes do comando local de greve afirmam que o da Universidade de Brasília (UnB), votada na tarde desta sexta-feira (17/8), foi um golpe da diretoria da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB). Liliane Machado, professora do departamento de Jornalismo e membro do comando local, afirma que o único ponto que estava em pauta na reunião era o adiamento das eleições para reitor, que devem ocorrer na próxima quarta-feira (22/8). ;Ficou acertado isso e, hoje, quando os colegas chegaram, imediatamente houve o golpe por parte de quem não concorda com a greve desde o início;, ressalta.

Liliane explica que a assembleia que ocorreu ontem (16) foi adiada para que os docentes participassem do , convocado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Ficou decidido, ainda, que o próximo encontro seria na semana que vem. ;De última hora eles convocaram uma assembleia para hoje à tarde para que fosse votado um único ponto de pauta, o adiamento para a eleição de reitor;, ressalta.

Diferentemente do que afirma o presidente da AdUnB, Rafael Morgado, a professora garante que o comando local de greve não solicitou a realização da assembleia. Ela afirma que o pedido veio da própria diretoria da AdUnB e que o comando ; após reunião na manhã desta sexta-feira (16), que contou com a presença de Rafael Morgado ;, aceitou a proposta, com a condição de que fosse colocada em pauta apenas o adiamento da eleição para reitor.

A versão de Liliane é confirmada por outro membro do comando local de greve, Claus Akira Matsushigue, professor de matemática e diretor do Andes-SN. ;O comando local de greve não solicitou em nenhum momento, porque nem se reuniu. A reunião foi hoje de manhã e a convocação foi ontem;, diz. ;O comando nem achou tão ruim assim (o adiantamento da assembleia), o problema foi mudar o ponto de pauta e colocar o fim da greve em votação;, completa.

Segundo Matsushigue, a assembleia de hoje era extraordinária e, portanto, não poderia ser votado outro ponto de pauta além do definido pela AdUnB. As duas convocações enviadas ontem (16) por e-mail (veja imagem) pela associação mostram que a votação do fim da greve estava marcada para ser discutida em assembleia ordinária na próxima terça-feira (21).

O presidente da AdUnb, Rafael Morgado, afirma que não há problema em colocar outro ponto de pauta em votação, porque, desde que houve, ficou decidido que a universidade estava em assembleia permanente, ou seja, a qualquer momento poderia ser marcado um outro encontro e com qualquer pauta, segundo ele.

"Eles mesmos usaram essa manobra ontem (16). A suspensão da assembleia também não estava em pauta, mas eles viram que estavam em maioria e aí encaminharam para suspender a assembleia", afirma Rafael. De acordo com o presidente, a decisão da assembleia é soberana e foi legítima. "Eles estão provando do próprio veneno, porque fazem isso em todas as assembleias. Chegam e querem incluir um monte de coisas que não estavam na pauta e colocar em votação", acrescenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação