Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes e professores ocupam sede da AdUnB

postado em 21/08/2012 12:26

Estudantes e professores ocuparam a sede da AdUnB por volta do meio diaEstudantes e professores da Universidade de Brasília (UnB) ocuparam a Casa do Professor, sede da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB). Eles pedem a retomada da paralisação dos professores o quanto antes. A associação anunciou a realização de uma nova assembleia para debater o tema na próxima sexta-feira (24/8). Porém, segundo representantes do comando local de greve, a convocação não ocorreu.

;A AdUnB ainda não convocou a assembleia, não deu uma resposta e está recuando;, afirma a professora Adriana Araújo, representante do comando local de greve. De acordo com o comando, além de não oficializar a convocação, a associação está tentando tirar a discussão sobre o decisão do fim da greve da pauta do encontro.

Segundo a primeira vice-presidente da AdUnB, Therese Hofmann, o intuito era negociar uma assembleia com o comando local da greve, o que não foi aceito. ;Eles querem auto convocar uma reunião, mas agora terão que seguir o regimento interno da AdUnB, ou seja, temos até 48 horas para dar uma resposta sobre a convocação de uma nova assembleia. Após a resposta, a assembleia só pode ocorrer 48 horas depois do anúncio da convocação;, ressaltou. Seguindo esses prazos regimentais, a reunião só poderia ocorrer na sexta-feira.

A professora saiu da sala ocupada bastante coagida, com os alunos gritando: ;Fica! Fica! A AdUnB está fugindo;. Por volta das 14h50 a situação no local estava tranquila, no entanto, os grevistas afirmam que só desocupam a sala quando uma nova assembleia for marcada.

Confusão
Quando souberam que a AdUnB havia convocado uma coletiva de imprensa para discutir os impasses que ocorreram com o fim da greve, alunos e professores resolveram ocupar a Casa do Professor e falaram aos jornalistas presentes. A coletiva com a participação da diretoria da AdUnB, para esclarecer essas questões, foi remarcada para as 16h, mas também não ocorreu. Foi enviado um .

Na última segunda-feira (20), o comando local de greve recolheu a assinatura de 372 docentes associados ao sindicato, o que lhes dá o direito a uma assembleia auto-convocada para debater os pontos de pauta definidos.

Estudantes
O fim da greve foi definido em votação polêmica em 17 de agosto e muitos alunos e docentes discordaram da decisão. Os alunos estão em greve desde 29 de maio, mas o movimento não era apoiado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Esta semana, o DCE finalizou uma consulta pública eletrônica que contou com a participação de aproximadamente 2 mil discentes.

Na assembleia estudantil realizada na manhã desta terça-feira (21/8), o diretório divulgou o resultado: 60% dos alunos foram favoráveis à continuidade da greve. Com a decisão, o DCE deve passar a apoiar a paralisação.


[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação