SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ensino Superior

Reunião define hoje calendário da UnB

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/08/2012 10:58

Manoela Alcântara

O calendário para repor os 89 dias perdidos com a greve na Universidade de Brasília (UnB) será avaliado hoje pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A reunião será às 14h30, no Salão de Artes da reitoria. A proposta inicial, elaborada pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), era de que o 1º semestre terminasse em 6 de outubro. Porém, a instituição chegou a ficar uma semana sem saber se retornaria da paralisação após manifestações do Comando Local de Greve. Isso gerou a necessidade de uma prorrogação para 10 de setembro. As outras datas devem ser mantidas e, assim, o segundo semestre de 2012 terminaria em 8 de março de 2013 (leia quadro).

A mudança atenderá tanto aqueles que colocaram um ponto final no movimento, em 20 de agosto, como os que só retornaram às atividades na última segunda-feira. “A exigência do Ministério da Educação é que sejam cumpridos os 180 dias letivos. Estender um pouco mais será essencial para aqueles que só retornaram da greve agora”, disse o decano de Ensino de Graduação, José Américo Soares Garcia. Na reunião de hoje, ele terá que convencer pelo menos 38 dos cerca de 70 membros do Cepe para ter a proposta aprovada.

Durante o evento, José Américo apresentará todas as datas e explicará o porquê desses períodos terem sido definidos. O primeiro semestre precisa ser reposto em sete semanas, período que faltava para concluí-lo quando a paralisação começou. Mesmo se a proposta de adiar para 10 de setembro o término desse período for aprovada, o segundo semestre será iniciado no dia 22 do mesmo mês, como previsto anteriormente. As férias serão apertadas, mas o descanso nas semanas do Natal e do ano-novo será mantido.

Matrículas
Com o calendário definido, os calouros poderão iniciar as aulas com maior tranquilidade e tempo para se programar. Os servidores técnicos administrativos retornaram o trabalho ontem e a situação está normalizada. Com isso, as datas previstas para o registro dos aprovados na primeira chamada estão mantidas.

Eles podem ir até os Postos Avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), de 10 a 12 de setembro, munidos dos documentos necessários para o cadastro de ingresso na universidade. O atendimento dos aprovados para cursos diurnos será das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Os estudantes do período noturno terão das 14h às 20h para confirmar o cadastro. Mais informações no site www.unb.br. Em 17 de setembro, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) divulgará a lista com os nomes dos candidatos aprovados em segunda chamada do 2º Vestibular de 2012.

Fique por dentro

Proposta de agenda

2012
1º semestre — As aulas foram retomadas em 20 de agosto. A previsão inicial era que o semestre terminasse em 6 de outubro. Porém, diante das mobilizações e das incertezas da greve, o pedido é que seja prorrogado para 10 de outubro

2º semestre — Começa em 22 de outubro, com a semana universitária. Em 22 de dezembro, inicia a pausa para os feriados de Natal e de ano-novo. Os alunos voltam em 7 de janeiro, e o semestre segue até 8 de março

2013
1º semestre — Começa em 1º de abril e termina em 27 de julho
2º semestre — Inicia-se em 19 de agosto e segue até 20 de dezembro
Tags:

publicidade

publicidade